SMTUC continuam a responder com ações pontuais

Os Serviços Municipalizados de Transportes Urbanos de Coimbra (SMTUC) continuam a responder com ações pontuais e avulsas, desgarradas de uma visão estratégica de futuro.
O transporte público tem de responder primeiramente à sua função social, pelo que o Somos Coimbra não defende um princípio de gestão dos SMTUC assente na procura do resultado líquido positivo, mas sim pela garantia primária de um serviço equitativo e de qualidade a todo o município. Nessa linha de ação, o Somos Coimbra defende uma política ativa de investimento, o alargamento da rede e dos serviços a todo o município, numa clara aposta de integração de serviços com os restantes operadores intermunicipais e regionais, não se revendo nesta política de degradação sucessiva dos transportes públicos.


Nesta página pode ainda acompanhar a cronologia de intervenções do Somos Coimbra sobre os SMTUC:

10.03.2021

A opacidade dos SMTUC: O Conselho de Administração protesta, mas não quer auditoria externa

"Em defesa dos SMTUC e de um serviço de qualidade aos conimbricenses, na ausência de respostas da coligação PS-PCP, estranhando fundamentadamente todas as coincidências, o movimento Somos Coimbra cumpriu a sua obrigação. Comunicou a retirada dos aparelhos ao Ministério Público e deu disso nota pública".

Ler mais informação aqui

09.03.2021

Onde estão os aparelhos contratualizados pelos SMTUC à STRA?

"O Somos Coimbra teve conhecimento que, no final da semana passada e a horas tardias, os equipamentos foram retirados do interior dos autocarros onde antes estavam instalados".

Ler mais informação aqui

08.03.2021

Intervenção dos vereadores do Somos Coimbra a propósito da Extensão da rede dos SMTUC à zona norte do concelho (UF de Souselas e Botão e Freguesia de Brasfemes) com melhoria da oferta para as UF de Trouxemil, Torre de Vilela e de Eiras e São Paulo de Frades

"A população de Souselas, do Botão e de Brasfemes reclama e espera por esta decisão há décadas, contestação à qual o Somos Coimbra se juntou desde o primeiro momento, dada a discriminação negativa".

Ler mais informação aqui

04.03.2021

Manuel Machado e Carlos Cidade sabiam que a STRA S.A. era liderada pelo filho de Jorge Alves

"A SIC veio lembrar que, em agosto de 2017, os atuais Presidente e Vice-Presidente da CMC, este também da concelhia do PS, visitaram a STRA/Stratio Automotive, onde lhes foi apresentado o sistema de manutenção preditiva dos autocarros precisamente por Rui Sales, filho de Jorge Alves. As imagens veiculadas na reportagem da SIC, retiradas de um artigo do site oficial da CMC - entretanto eliminado - mostram essa visita. Recorde-se que a STRA/Stratio Automotive tem como presidente do Conselho de Administração, Rui Maranhas Alves da Luz Sales."

Ler mais informação aqui

28.02.2021

Posição do Somos Coimbra sobre a saída de Jorge Alves do Conselho de Administração dos SMTUC

"Ora, todas estas aquisições decorreram com Jorge Manuel Maranhas Alves como membro do Conselho de Administração dos SMTUC, a que preside desde o final de 2017, mas que integra como vogal já desde 2013, o que é, no nosso entendimento, uma clara violação da lei, que esperamos que o Ministério Público investigue em profundidade."

Ler mais informação aqui

22.02.2021

Posição do Somos Coimbra sobre a Reintrodução do Sistema Ecovia.

"(...) É com agrado que identificamos que a proposta do Somos Coimbra foi tida em consideração". "(...) Apesar disso, dada a desadequação da localização dos parques de apoio e a falta de uma sustentação técnica das opções, deixa-nos antever que este projeto irá reincidir nos erros do passado."

Ler intervenção dos vereadores na íntegra aqui

 

13.01.2021

Somos Coimbra insiste na necessidade dos SMTUC investirem num sistema de informação funcional para smartphone. 

Ler intervenção da vereadora Ana Bastos na íntegra aqui

 

 

 

 

 

 

 

29.12.2020

Somos Coimbra apresenta moção na Assembleia Municipal para evitar tratamento discriminatório na atribuição de financiamento dos transportes por parte do Governo Nacional. Moção aprovada por unanimidade

Ler moção na íntegra aqui

 

21.12.2020

Financiamento dos transportes: Somos Coimbra desafia CMC a assumir posição dianteira de contestação.

Ler posicionamento dos vereadores Ana Bastos e José Manuel Silva sobre  as compensações do II trimestre de 2020 aos Serviços de Transporte Público Essenciais aqui

21.12.2020

Somos Coimbra quer solução de transporte digna, inclusiva e segura para crianças de Vale de Canas e Misarela.

Ler intervenção da vereadora Ana Bastos completa aqui

21.12.2020

"Servir o Orelhudo pelos SMTUC é uma necessidade e um direito dessa população"

Ler intervenção da vereadora Ana Bastos completa aqui

26.11.2020

Somos Coimbra apresenta 5 medidas adicionais para os SMTUC no âmbito das Grandes Opções do Plano dos SMTUC para 2021.

Ler mais aqui

26.11.2020

Somos Coimbra abstém-se nas Grandes Opções do Plano dos SMTUC para 2021.

Ler declaração de voto dos vereadores Ana Bastos e José Manuel Silva completa aqui

24.11.2020

ECOVIA não devia repetir os erros do passado

Ler opinião da vereadora Ana Bastos no "Diário de Coimbra" aqui

20.11.2020

Ecovia em Coimbra, êxito ou falhanço?

Ler opinião da vereadora Ana Bastos no "Público" aqui

09.11.2020

"Saudamos e apoiamos o arranque do processo da ECOVIA o qual, se for bem planeado, poderá constituir um contributo válido para retirar tráfego automóvel do centro da cidade, particularmente de espaços sujeitos a maior pressão de estacionamento. Mas para se garantir a eficiência e sustentabilidade do sistema, é fundamental planeá-lo de raiz, sob risco do sistema se revelar economicamente insustentável, tal como aconteceu ao criado na década de 90. Nesse sentido o SC não pode deixar de apresentar alguns contributos construtivos, no sentido de melhorar a proposta apresentada"

Ler intervenção da vereadora Ana Bastos completa aqui

01.07.2020

Mata de S. Pedro: População em protesto por falta de transportes

Ler notícia completa aqui

29.06.2020

Somos Coimbra leva o tema dos transportes na zona norte do concelho à Assembleia Municipal.

Ler intervenção de Filomena Girão, líder dos eleitos do Movimento Somos Coimbra na Assembleia Municipal, completa aqui

22.06.2020

Somos Coimbra sugere um Centro Intermodal de Transportes em Coimbra.

Ler intervenção da vereadora Ana Bastos completa aqui

08.06.2020

Somos Coimbra vota contra o Relatório Gestão de Contas 2019 - SMTUC.

Ler declaração de voto dos vereadores Ana Bastos e José Manuel Silva completa aqui

25.05.2020

"Com a entrada em vigor do Regime jurídico de Serviço Publico de Transporte de Passageiros (RJSPTP), em 2015, e a consequente transferência das responsabilidades de planeamento e gestão dos transportes públicos municipais para a esfera das autarquias, muitos munícipes reavivaram as expectativas para, após várias décadas de espera, pedidos e contestações, verem os seus territórios finalmente servidos pelos SMTUC. Mas a Câmara de Coimbra manteve-se sopitada e não se preparou atempadamente, pelo que, no final de 2019, não dispunha de frota nem de motoristas para alargar a rede a todo o município."

Ler intervenção da vereadora Ana Bastos completa aqui

04.05.2020

"Os SMTUC após o Estado de Emergência. Como esta crise sanitária não vai passar tão depressa, embora o Estado de Emergência tenha terminado este fim de semana, é urgente aplicar medidas preventivas que permitam o uso do Transporte Público em boas condições sanitárias, fomentando um sentimento de segurança e de confiança nos utilizadores."

Ler notícia completa aqui

19.05.2020

"A saga dos transportes na zona norte… A culpa é da Covid ou da CMC? Depois de meio ano de estudos, a Junta da União de Freguesias de Souselas e Botão e a população da zona norte continuam à espera de uma resposta da Câmara Municipal de Coimbra (CMC) relativamente à expansão da cobertura dos SMTUC àquela União de Freguesias. É tempo de dizer: basta de estudos!"

Ler notícia completa aqui

21.01.2020

Somos Coimbra abstém-se sobre o Programa de Apoio à Redução Tarifária (PART) – Aplicação das Verbas estimadas para 2020 – Ratificação.

Ler declaração de voto dos vereadores Ana Bastos e José Manuel Silva completa aqui

 

 

 

20.12.2019

"Assim enquanto uns festejam a chegada dos SMTUC aos seus territórios e com isso o acesso a um conjunto de vantagens tarifárias, outros reclamam os mesmos direitos por se sentirem discriminados, enquanto que outros reclamam por verem degradar um serviço que, já sendo deficitário, piorou consideravelmente desde o dia 4"

Ler intervenção da vereadora Ana Bastos completa aqui

25.11.2019

Somos Coimbra abstém-se sobre o Fornecimento, instalação e colocação em serviço de um sistema de bilhética multimodal – Adjudicação e Aprovação da minuta do contrato.

Ler declaração de voto dos vereadores Ana Bastos e José Manuel Silva completa aqui

25.11.2019

Somos Coimbra vota contra o Regime Jurídico do Serviço Público de Transporte de Passageiros (RJSPTP) – Proposta de contrato interadministrativo para delegação de competências de linhas municipais.

Ler declaração de voto dos vereadores Ana Bastos e José Manuel Silva completa aqui

11.11.2019

Somos Coimbra questiona sobre "o estado do concurso público lançado pelos SMTUC para aquisição de um sistema de bilhética integrada para o município, o qual já foi lançado em 2018 e, após alargamento de prazo de apresentação de propostas, dada a complexidade das questões técnicas envolvidas, continua sem proposta de adjudicação"

Ler (parágrafo final da) declaração de voto dos vereadores Ana Bastos e José Manuel Silva completa aqui

11.11.2019

Somos Coimbra vota contra o Regime Jurídico do Serviço Público de Transporte de Passageiros (RJSPTP) – Novas linhas SMTUC. 

Ler declaração de voto dos vereadores Ana Bastos e José Manuel Silva completa aqui

19.08.2019

"Apesar das múltiplas manifestações de descontentamento desencadeadas pelos trabalhadores dos SMTUC e a aceitação consensual e generalizada dessa injustiça pelos diferentes quadrantes políticos e da sociedade, a verdade é que nada mudou para estes profissionais!"

Ler intervenção da vereadora Ana Bastos completa aqui

24.06.2019

"Como é que os SMTUC vão internalizar as 8 linhas municipais atualmente asseguradas por operadores privados (já aprovadas por este Executivo)? E, tal como avançado pelo Sr. Presidente, como é que vai ser relançada a Ecovia, a qual, para ser atrativa e eficaz, deverá oferecer elevadas frequências e, por inerência, exigir a afetação de um número elevado de autocarros?"

Ler intervenção da vereadora Ana Bastos completa aqui

24.06.2019

Somos Coimbra abstém-se sobre o Plano Municipal de Transporte Escolar para o ano letivo 2019/2020.

Ler declaração de voto dos vereadores Ana Bastos e José Manuel Silva completa aqui

18.04.2019

Somos Coimbra vota contra o Relatório Gestão de Contas 2018 - SMTUC.

Ler declaração de voto dos vereadores Ana Bastos e José Manuel Silva completa aqui

18.04.2019

Somos Coimbra vota contra Programa de Apoio à Redução Tarifária  (PART) - Passes Sociais.

Ler declaração de voto dos vereadores Ana Bastos e José Manuel Silva completa aqui

25.03.2019

Somos Coimbra abstém-se sobre o Proposta de Ações para Aplicação das verbas PART – Programa de Apoio à Redução tarifária.

Ler declaração de voto dos vereadores Ana Bastos e José Manuel Silva completa aqui

15.03.2019

"Quando é que este executivo terá acesso à proposta da CMC sobre as alterações à rede dos SMTUC? Como vão ser geridas as carreiras municipais atualmente asseguradas por operadores externos? Quais serão internalizadas nos SMTUC? Para quando o lançamento do concurso para linhas municipais?"

Ler intervenção da vereadora Ana Bastos completa aqui

 

 

 

 

12.11.2018

"Uma queixa que nos tem vindo a ser recorrentemente reportada é a inadequação dos horários dos SMTUC ás necessidades dos utilizadores, sendo esse problema ainda mais agravado em período de férias escolares. Apesar da cidade de Coimbra ser orgulhosamente conotada como a cidade do Conhecimento e uma cidade universitária, não é compreensível porque é que o calendário escolar da UC é completamente ignorado na adaptação dos horários ao período de férias escolares." 

Ler intervenção da vereadora Ana Bastos completa aqui

08.10.2018

"Importa que a CMC não defenda cegamente os interesses corporativistas dos SMTUC, mas que pelo contrário, defenda e assegure o melhor serviço de transportes a todos os munícipes, independentemente do local de residência, tendo sempre presente que os transportes asseguram uma função social e que, portanto, não têm de ser um serviço lucrativo."

Ler intervenção da vereadora Ana Bastos completa aqui

28.08.2018

"Assim reiteramos a proposta apresentada anteriormente pelo Somos Coimbra, para nessa semana [Semana da Mobilidade], andar de transporte público seja gratuito e que sejam disponibilizadas bicicletas de uso partilhado e gratuito. Deixamos-lhe ainda aqui o desafio para que a CMC selecione uma das freguesias/lugares não servidas pelos SMTUC, e lhes ofereça esse serviço, como medida de carácter permanente."

Ler intervenção da vereadora Ana Bastos completa aqui

04.06.2018

"Questiona-se a CMC sobre que tipo de ações tem vindo a empreender no sentido de aproveitar esta oportunidade para otimizar, expandir e ampliar o serviço dos SMTUC, seja no serviço prestado no espaço urbano e às diferentes freguesias do município, seja na compatibilização dos serviços municipais com os intermunicipais e com interregionais sob a responsabilidade da CIM, seja ainda na preparação da rede para receber e complementar o serviço do Sistema de Mobilidade do Mondego?"

Ler intervenção da vereadora Ana Bastos completa aqui

2021

2020

2019

2018

SIGA-NOS

  • Facebook Clean Grey
  • Instagram Clean Grey
  • Twitter Clean Grey
  • YouTube - círculo cinza

© 2019  Movimento Somos Coimbra