top of page

Mata de S. Pedro: População em protesto por falta de transportes


Notícia do "Diário de Coimbra" de 1 de julho de 2020 sobre o protesto


A população da Mata de S. Pedro, na União de Freguesias de Souselas e Botão, está em desespero com a falta de transportes coletivos, que permitam a deslocação da localidade até à cidade, tal como o Somos Coimbra já tinha dado conta.


Para mostrar o descontentamento com a situação que se arrasta há meses, 21 residentes na União de Freguesias de Souselas e Botão tentaram aceder à sessão da Assembleia Municipal de Coimbra realizada, na passada segunda-feira, na antiga igreja do Convento de S. Francisco. No entanto, foram impedidos de entrar e mantiveram-se em protesto junto à porta da Assembleia, acompanhados do presidente da União de Freguesias, Rui Soares, eleito pelo Somos Coimbra.


Segundo Rui Soares, esta situação “já se arrasta há anos”. A Câmara Municipal de Coimbra (CMC) foi alertada em 2018 para a necessidade de alargar a rede transportes dos SMTUC a esta União de Freguesias, mas nada fez, tendo inclusivamente agravado a situação ao suprimir as duas únicas carreiras municipais existentes e ao manter as poucas carreiras inter-municipais concessionadas à Transdev. Só na zona sul do concelho, também por alerta do Somos Coimbra, foi feita a incorporação na rede dos SMTUC. Agora, face à pandemia da COVID-19, a Transdev entrou em layoff e deixou de servir a população da União de Freguesias e a CMC nada fez para assegurar o serviço, apesar dos pedidos do responsável da freguesia.


“Somos todos cidadãos de Coimbra”, sublinhou Rui Soares ao acompanhar os protestos e avançando com uma solução que poderia resolver este problema: a criação de uma carreira para fazer a circulação na freguesia toda e deixar as pessoas em Fornos, para fazer transbordo para outro autocarro.


Os protestantes acabaram por ser ouvidos pelo vice-presidente da CMC, Carlos Cidade, que, cobardemente, se limitou a desresponsabilizar a autarquia remetendo mais explicações para a Transdev e para a Comunidade Intermunicipal da Região de Coimbra.


Nesse sentido, o Somos Coimbra aproveitou para desafiar o PS para um debate sobre “transportes e SMTUC na Mata de São Pedro”.

bottom of page