PME Líder e PME Excelência

Indicadores da vitalidade de um concelho

O Estado, através do IAPMEI – Agência para a Competitividade e Inovação, identifica todos os anos as melhores PME (Pequenas e Médias Empresas) portuguesas, em dois escalões.

O primeiro é constituídos pelas PME Líder, que são as que são o motor da economia, com situação económica sólida. De entre estas, o Estado distingue ainda as PME Excelência, que são as que, para além de uma situação económica e financeira sólida, têm um desempenho superior, com taxas de crescimento e de rentabilidade mais elevadas.

 

 

No imaginário de muitos Coimbra é a terceira cidade do país, atrás de Lisboa e do Porto. Uma forma de determinar a real posição de Coimbra é ver qual o seu posicionamento no panorama nacional, usando como indicador o número de PME Líder e PME Excelência com sede em cada concelho.

 

PME Líder como indicador

Em abril de 2019 foi divulgada a lista das 8.044 empresas PME Líder em 2018. Na tabela seguinte estão os 20 concelhos com mais empresas PME Líder:

Concelhos com mais empresas PME Líder em 2018

O concelho de Coimbra surge em décimo nono lugar, com 98 empresas, atrás de concelhos como Barcelos e Famalicão, que têm praticamente o dobro das empresas PME Líder que Coimbra, apesar de terem bem menos população. Atrás também de Santa Maria da Feira, Loures, Matosinhos, Oliveira de Azeméis, Águeda, Viseu, Leiria, Oeiras, etc. O terceiro concelho não é Coimbra, mas sim Leiria, de acordo com este critério.


PME Excelência como indicador

Igualmente em abril de 2019 foi divulgada a lista das PME Excelência de 2018, que contém 2.378 empresas. Na tabela seguinte estão os 20 concelhos com mais empresas PME Excelência:

Concelhos com mais empresas PME Excelência em 2018

O concelho de Coimbra surge em décimo sexto lugar, com 36 empresas, novamente atrás de concelhos como Barcelos e Santa Maria da Feira, que têm praticamente o dobro das empresas PME Líder que Coimbra. Atrás também de Loulé, Guimarães, Matosinhos, e a par com Albufeira, Loures, Águeda. O terceiro concelho não é Coimbra, mas sim Sintra, de acordo com este critério.

 

Os dados da população são obtidos da Pordata -  População residente, média anual, 2018
 

Junho de 2019, Somos Coimbra

Descarregar a versão PDF deste estudo: