top of page

Nova Maternidade

 

As duas maternidades da cidade estão em colapso iminente e não dispõem de serviços essenciais, a construção da nova maternidade, que é uma emergência, não pode ser um campo de batalha política, os estudos técnicos que estão feitos apontam todos no mesmo sentido, ninguém apresentou nenhum outro com conclusões diversas, e existe a convicção entre os profissionais das duas maternidades que a localização no campus dos HUC assegura a segurança das grávidas, das puérperas e dos recém-nascidos pela proximidade a todas as especialidades de adultos e pediátricas.

O Somos Coimbra exige para Coimbra um serviço de obstetrícia e neonatalogia que ombreie com os respetivos serviços do Hospital de São João e do Hospital de Santa Maria, dispondo dos mais modernos recursos técnicos e do acesso imediato a todas as especialidades, para bem da vida das grávidas e dos bebés.

Pode ainda acompanhar todas as intervenções sobre o Hospital dos Covões aqui

Nesta página pode acompanhar a cronologia de intervenções do Somos Coimbra sobre a nova maternidade:

26.07.2021

Esvaziamento contínuo dos Covões e ausência da nova maternidade são da responsabilidade do PS

O cluster da Saúde será um dos importantes setores em que a coligação Juntos Somos Coimbra irá concentrar energias e promover uma aposta estratégica de crescimento, nas vertentes ensino, investigação, prevenção, industrial e assistencial, consolidando e desenvolvendo a condição de Coimbra como um polo de saúde de dimensão nacional e internacional.

Ler intervenção do vereador José Manuel Silva completa aqui

6.12.2020

Orçamento da CMC para 2021 tem previsto para a melhoria dos acessos ao Hospital dos Covões apenas 10€. 

É assim que a coligação PS-PCP quer investir nos Covões e construir aí uma maternidade?

Ler mais informação aqui

24.11.2020

Somos Coimbra defende o Hospital dos Covões e a total dedicação da Quinta dos Vales à Saúde, pelo que desafia o PS a:

  1. Investir num novo Hospital Central Polivalente nos Covões, onde possa ser feita a nova maternidade;

  2. Se assim for, vai sobrar espaço livre no edifício principal dos HUC, podendo lá ser construída a nova maternidade Daniel de Matos.

  3. De qualquer modo, como há dinheiro e muita urgência, pode avançar-se já esta maternidade e, o mais rapidamente possível, ser construída a Bissaya Barreto no novo Hospital dos Covões.

Ler mais informação aqui

24.11.2020

Somos Coimbra exige um serviço de obstetrícia/neonatalogia que ombreie com hospitais de São João e Santa Maria

"Queremos e exigimos para Coimbra um serviço de obstetrícia e neonatalogia que ombreie com os respetivos serviços do Hospital de S. João e do Hospital de Santa Maria, dispondo dos mais modernos recursos técnicos e do acesso imediato a todas as especialidades, para bem da vida das nossas grávidas e dos nossos bebés. Recusamo-nos a admitir que os casos mais complexos e exigentes tenham de ser transferidos para o Porto ou para Lisboa. Não podemos eternizar Coimbra no passado que já passou e que não tem comparação com o presente e o futuro".

Ler mais informação aqui

Ver exemplo de cirurgia inovador desenvolvido no serviço de Obstetrícia do Hospital de Santa Maria aqui

18.11.2020

Diretora de Obstetrícia dos Hospitais de Coimbra exige urgência na construção de nova maternidade

"A urgência de substituir as valências das maternidades Daniel de Matos e Bissaya Barreto é cada vez maior", frisou Teresa Almeida Santos, em comunicado enviado à agência Lusa, referindo que a construção de uma nova maternidade, prometida há oito anos, "não pode ser um campo de batalha".

Ler notícia na íntegra aqui

10.09.2020

Já não vai haver silo de estacionamento e decisão sobre nova maternidade é muito urgente

"A decisão sobre a localização e construção do novo serviço de Obstetrícia e Ginecologia do CHUC está nas mãos do Ministério da Saúde. A decisão é muito urgente face à degradação das instalações das duas maternidades e à impossibilidade, com os quadros médicos em funções, de continuar a garantir duas urgências de obstetrícia e uma de ginecologia. Não é possível entrar em 2021 sem uma decisão definitiva e previsão de financiamento. O Somos Coimbra espera que o Governo não continue a adiar o que é inadiável e que a CMC contribua para a boa e rápida resolução desta verdadeira emergência obstétrica, de acordo com as necessidades modernas da mulher grávida".

Ler mais informação aqui

09.07.2019

"Perante o enguiçamento do novo serviço de obstetrícia e neonatalogia de Coimbra, com as duas maternidades a funcionarem em condições dramáticas, sejamos claros, o SNS está cada vez pior"

"É essencial provar e sublinhar que os problemas da destruição dos Covões e do SNS são responsabilidade, desde há quatro anos, do PS, do BE e do PCP/CDU, partidos que dizem que defendem a nova maternidade nos Covões mas que, durante este longo período de 4 anos, nada fizeram pelos Covões!"

Ler mais informação aqui

15.11.2019

PS vota contra e Parlamento chumba projetos de resolução sobre nova maternidade em Coimbra. Somos Coimbra exige definição de uma estratégia de futuro para o Hospital dos Covões

"O grupo de trabalho definido pelo Governo para estudar a localização da nova maternidade – constituído por dois elementos da Administração Regional de Saúde do Centro, dois representantes do Centro Hospitalar e Universitário de Coimbra e um da Câmara Municipal – defende a sua construção no perímetro dos Hospitais da Universidade de Coimbra".

Ler notícia completa aqui

18.06.2018

"A construção da nova maternidade é uma verdadeira emergência médica materno-fetal"

"Se se deixasse conduzir por bairrismos, demagogia ou populismos, o movimento Somos Coimbra adotaria a confortável situação de defender a localização de uma maternidade no perímetro do Hospital dos Covões. Porém, como acima ficou explanado, a defesa da saúde da mulher grávida, dos fetos e das crianças, a defesa de Coimbra como um polo tecnológico altamente diferenciado e de referência no campo da Saúde e a consideração pela opinião técnica dos especialistas da área e dos Colégios da Ordem dos Médicos não permitem que esta matéria seja tratada contra os critérios técnicos, da evidência científica e das boas práticas médicas."

Ler mais informação aqui

14.06.2018

Somos Coimbra promove debate sobre a localização da futura maternidade

"Perante a necessidade de um novo equipamento que sirva a cidade e a região, a larga maioria dos intervenientes defendeu a sua instalação junto aos HUC, em Celas, e não nos Covões, como defende, entre outros, o presidente da Câmara de Coimbra. A necessidade de ter as grávidas junto a um hospital altamente diferenciado é a principal razão apontada e foram vários os relatos sobre as situações em que é preciso transferir as grávidas para os cuidados intensivos dos HUC".

Ler notícia completa aqui

2021

2019

2018

2020

Consulte ainda os estudos disponíveis sobre este tema:

Quem está determinado a tomar as melhores decisões, aquelas que são tecnicamente mais corretas e mais favoráveis à população, mostra os estudos e os argumentos com total transparência.

Como outros não o fazem, o Somos Coimbra divulga aqui o relatório sobre localização da nova maternidade de Coimbra, elaborado por um grupo de trabalho que incluía representação da Câmara Municipal de Coimbra, para que esta importantíssima temática seja discutida com fundamentação técnica.

bottom of page