Hospital dos Covões, a (má) imagem do futuro da Saúde em Coimbra
Quando toda a cadeia de decisão e de poder, no concelho, no país e na Saúde, é da responsabilidade do PS, e foi o PS que publicou a legislação que fundiu os hospitais de Coimbra (Decreto-Lei n.º 30/2011, de 2 de março), assiste-se a um contínuo esvaziamento do Hospital dos Covões, que agora culmina com a ameaça de despromoção do seu serviço de urgência para uma simples urgência básica, sem que a respetiva missão seja devida e publicamente debatida e definida.
Urge fazer essa definição, para a qual o Somos Coimbra quer dar um contributo.
A proposta do Somos Coimbra é que Coimbra lute para que um Hospital Geriátrico de referência nacional e internacional se localize em Coimbra. O local ideal para um amplo conjunto de estruturas de qualidade dedicadas aos idosos, incluindo os cuidados paliativos e os continuados nas suas diferentes tipologias, é a Quinta dos Vales.
Pode ainda acompanhar todas as intervenções do Somos Coimbra sobre a nova maternidade aqui.
Nesta página pode acompanhar a cronologia de intervenções do Somos Coimbra sobre o Hospital dos Covões:
26.07.2021
Esvaziamento contínuo dos Covões e ausência da nova maternidade são da responsabilidade do PS
O cluster da Saúde será um dos importantes setores em que a coligação Juntos Somos Coimbra irá concentrar energias e promover uma aposta estratégica de crescimento, nas vertentes ensino, investigação, prevenção, industrial e assistencial, consolidando e desenvolvendo a condição de Coimbra como um polo de saúde de dimensão nacional e internacional.
Ler intervenção do vereador José Manuel Silva completa aqui.
6.12.2020
Orçamento da CMC para 2021 tem previsto para a melhoria dos acessos ao Hospital dos Covões apenas 10€.
É assim que a coligação PS-PCP quer investir nos Covões e construir aí uma maternidade?
Ler mais informação aqui.
24.11.2020
Somos Coimbra exige um serviço de obstetrícia/neonatalogia que ombreie com hospitais de São João e Santa Maria
"Queremos e exigimos para Coimbra um serviço de obstetrícia e neonatalogia que ombreie com os respetivos serviços do Hospital de S. João e do Hospital de Santa Maria, dispondo dos mais modernos recursos técnicos e do acesso imediato a todas as especialidades, para bem da vida das nossas grávidas e dos nossos bebés. Recusamo-nos a admitir que os casos mais complexos e exigentes tenham de ser transferidos para o Porto ou para Lisboa. Não podemos eternizar Coimbra no passado que já passou e que não tem comparação com o presente e o futuro".
Ler mais informação aqui.
22.07.2020
Somos Coimbra questionou Ministério da Saúde e PS sobre encerramento total do Serviço de Cardiologia do Hospital dos Covões e exigiu a reabertura do internamento em Cardiologia, com presença física 24h/dia, no Hospital dos Covões.
Ler mais informação aqui.
01.07.2020
Somos Coimbra marcou presença na Caravana solidária pelo Hospital dos Covões, desde São Martinho do Bispo até à concentração na Praça da Canção.
Ver reportagem do "Notícias de Coimbra" aqui.
29.06.2020
Somos Coimbra apresenta moção "Por uma reflexão sobre o futuro da Saúde em Coimbra e na Região Centro e pela defesa do Hospital dos Covões", na Assembleia Municipal.
"Propomos que a Assembleia Municipal recomende à Câmara de Coimbra, ao CHUC, à ARS-C, ao Ministério da Saúde, ao Instituto Politécnico, à Escola de Enfermagem e à Universidade de Coimbra, que unam esforços e conjuguem competências para a definição de uma nova e urgente estratégia para o CHUC que inclua e distinga um propósito para o Hospital do Covões vocacionado para uma área de interesse nacional e, ainda, a construção emergente do novo serviço de obstetrícia e neonatalogia do CHUC e da Região Centro, que há tanto tarda, com sério prejuízo das mulheres, das crianças e das famílias".
Ler moção completa aqui.
19.06.2020
"Vamos pensar Coimbra e a Saúde do futuro, em modo construtivo, com uma perspectiva de reforço do SNS, para além dos rótulos e das críticas? Queremos que Coimbra se reafirme no panorama nacional e internacional".
Ler opinião do vereador José Manuel Silva no espaço "Leitores" do "Diário As Beiras" completa aqui.
18.06.2020
Somos Coimbra marcou presença na ação "Defesa do SNS - Valorização do Hospital dos Covões", na Praça da República.
Ver reportagem do "Diário As Beiras" aqui.
12.06.2020
"A estratégia que Coimbra pode e deve desenhar parece óbvia: perfilar-se para liderar a geriatria a nível nacional e ser uma cidade de referência nesta área da assistência e do conhecimento a nível internacional".
Ler opinião do vereador José Manuel Silva no "Campeão das Províncias" completa aqui.
09.06.2020
Somos Coimbra marcou presença no “Cordão Solidário pelo Hospital dos Covões", à porta do Hospital dos Covões.
Ver entrevista do vereador José Manuel Silva ao "Diário As Beiras" aqui [a partir do minuto 57].
08.06.2020
Somos Coimbra volta a exigir a abertura da urgência dos Covões 24h/dia.
"Porque as pessoas de Coimbra também têm direitos, em nome e em defesa dos doentes, do SNS, dos Covões e da margem esquerda, o Somos Coimbra volta a exigir a imediata abertura da urgência médico-cirúrgica dos Covões 24h/dia".
08.06.2020
Somos Coimbra quer cidade como referência nacional e internacional da Geriatria e do doente crónico no Hospital dos Covões
"A nossa proposta, uma oportunidade estratégica que Coimbra não deve perder, é que Coimbra lute para que esse Hospital Geriátrico de referência nacional e internacional se localize em Coimbra.
O local ideal para um amplo conjunto de estruturas de qualidade dedicadas aos idosos, incluindo os cuidados paliativos e os continuados nas suas diferentes tipologias, é a Quinta dos Vales. A missão do Hospital dos Covões, que é urgente definir, passaria a ser orientada para a geriatria e a gerontologia, com internamento polivalente, nas suas múltiplas valências e especialidades. Obviamente, mantendo uma urgência médico-cirúrgica e uma ampla gama de serviços, nomeadamente a cirurgia do ambulatório, a hemodinâmica, o laboratório do sono e consultas médicas de adultos em todas as especialidades."
Ler intervenção do vereador José Manuel Silva completa aqui.
08.06.2020
"Entre outras iniciativas, Coimbra tem de lutar ativamente para continuar a ser um polo de Saúde altamente diferenciado e modernizar o CHUC, para abrir a urgência médico-cirúrgica dos Covões 24h/dia, para se tornar a referência nacional da área da Geriatria e para instalar urgentissimamente o novo serviço de Obstetrícia e Neonatalogia.
Coimbra deve lutar, também, pela desconcentração de estruturas do Ministério da Saúde, como o INEM, a DGS, a ACSS e a IGAS.
O Hospital dos Covões, depois de salvar Coimbra na pandemia COVID-19, continua a sofrer um esvaziamento de competências sem que esteja definido o seu plano estratégico".
Ler opinião do vereador José Manuel Silva no "Diário As Beiras" completa aqui.
22.07.2019
"Concretizando, o Hospital dos Covões vai sofrer mais duas machadadas. Vão fechar mais 10 camas de Pneumologia nos Covões e esta especialidade deixa de dar apoio à urgência deste hospital, que assim dá mais um passo para o seu socialista esvaziamento e encoberto encerramento. Repetimos a exigência do movimento Somos Coimbra: queremos as urgências dos Covões abertas 24/dia, o corte mais estúpido do SNS! Mas também a cirurgia da obesidade nos Covões vai acabar, o que fará disparar a lista de espera nos HUC e atrasar o acesso dos doentes à cirurgia bariátrica".
Ler intervenção do vereador José Manuel Silva completa aqui.
08.07.2019
Somos Coimbra exige a abertura da urgência dos Covões 24h/dia
"Porque as pessoas de Coimbra também têm direitos, em nome e em defesa dos doentes, dos Covões e da margem esquerda, o movimento SC exige a imediata abertura da urgência dos Covões 24h/dia!".
Ler intervenção do vereador José Manuel Silva completa aqui.
18.06.2018
"Se se deixasse conduzir por bairrismos, demagogia ou populismos, o movimento Somos Coimbra adoptaria a confortável situação de defender a localização de uma maternidade no perímetro do Hospital dos Covões. Porém, como acima ficou explanado, a defesa da saúde da mulher grávida, dos fetos e das crianças, a defesa de Coimbra como um polo tecnológico altamente diferenciado e de referência no campo da Saúde e a consideração pela opinião técnica dos especialistas da área e dos Colégios da Ordem dos Médicos não permitem que esta matéria seja tratada contra os critérios técnicos, da evidência científica e das boas práticas médicas".
Ler intervenção do vereador José Manuel Silva completa aqui.
19.03.2018
"Exigimos É neste contexto que preconizamos que se avance rapidamente na implementação no Hospital Geral da Unidade Integrada para o Envelhecimento Saudável e Ativo (UnIESA), uma resposta hospitalar que reúne os meios técnicos e humanos para a prestação de cuidados de excelência a doentes do foro geriátrico. Será a primeira e pioneira Unidade Geriátrica em todo o país, colocando o CHUC/Hospital dos Covões na vanguarda nacional da resposta do SNS ao doente sénior com multimorbilidades."
Ler intervenção do vereador José Manuel Silva completa aqui.