top of page

Hospital dos Covões, a (má) imagem do futuro da Saúde em Coimbra

Quando toda a cadeia de decisão e de poder, no concelho, no país e na Saúde, é da responsabilidade do PS, e foi o PS que publicou a legislação que fundiu os hospitais de Coimbra (Decreto-Lei n.º 30/2011, de 2 de março), assiste-se a um contínuo esvaziamento do Hospital dos Covões, que agora culmina com a ameaça de despromoção do seu serviço de urgência para uma simples urgência básica, sem que a respetiva missão seja devida e publicamente debatida e definida.

Urge fazer essa definição, para a qual o Somos Coimbra quer dar um contributo.

A proposta do Somos Coimbra é que Coimbra lute para que um Hospital Geriátrico de referência nacional e internacional se localize em Coimbra. O local ideal para um amplo conjunto de estruturas de qualidade dedicadas aos idosos, incluindo os cuidados paliativos e os continuados nas suas diferentes tipologias, é a Quinta dos Vales.

Pode ainda acompanhar todas as intervenções do Somos Coimbra sobre a nova maternidade aqui


Nesta página pode acompanhar a cronologia de intervenções do Somos Coimbra sobre o Hospital dos Covões:

26.07.2021

Esvaziamento contínuo dos Covões e ausência da nova maternidade são da responsabilidade do PS

O cluster da Saúde será um dos importantes setores em que a coligação Juntos Somos Coimbra irá concentrar energias e promover uma aposta estratégica de crescimento, nas vertentes ensino, investigação, prevenção, industrial e assistencial, consolidando e desenvolvendo a condição de Coimbra como um polo de saúde de dimensão nacional e internacional.

Ler intervenção do vereador José Manuel Silva completa aqui

 

 

 

 

6.12.2020

Orçamento da CMC para 2021 tem previsto para a melhoria dos acessos ao Hospital dos Covões apenas 10€. 

É assim que a coligação PS-PCP quer investir nos Covões e construir aí uma maternidade?

Ler mais informação aqui

 

24.11.2020

Somos Coimbra exige um serviço de obstetrícia/neonatalogia que ombreie com hospitais de São João e Santa Maria

"Queremos e exigimos para Coimbra um serviço de obstetrícia e neonatalogia que ombreie com os respetivos serviços do Hospital de S. João e do Hospital de Santa Maria, dispondo dos mais modernos recursos técnicos e do acesso imediato a todas as especialidades, para bem da vida das nossas grávidas e dos nossos bebés. Recusamo-nos a admitir que os casos mais complexos e exigentes tenham de ser transferidos para o Porto ou para Lisboa. Não podemos eternizar Coimbra no passado que já passou e que não tem comparação com o presente e o futuro".

Ler mais informação aqui

22.07.2020

Somos Coimbra questionou Ministério da Saúde e PS sobre encerramento total do Serviço de Cardiologia do Hospital dos Covões e exigiu a reabertura do internamento em Cardiologia, com presença física 24h/dia, no Hospital dos Covões.

Ler mais informação aqui.

01.07.2020

Somos Coimbra marcou presença na Caravana solidária pelo Hospital dos Covões, desde São Martinho do Bispo até à concentração na Praça da Canção.

Ver reportagem do "Notícias de Coimbra" aqui.

 

29.06.2020

Somos Coimbra apresenta moção "Por uma reflexão sobre o futuro da Saúde em Coimbra e na Região Centro e pela defesa do Hospital dos Covões", na Assembleia Municipal.

"Propomos que a Assembleia Municipal recomende à Câmara de Coimbra, ao CHUC, à ARS-C, ao Ministério da Saúde, ao Instituto Politécnico, à Escola de Enfermagem e à Universidade de Coimbra, que unam esforços e conjuguem competências para a definição de uma nova e urgente estratégia para o CHUC que inclua e distinga um propósito para o Hospital do Covões vocacionado para uma área de interesse nacional e, ainda, a construção emergente do novo serviço de obstetrícia e neonatalogia do CHUC e da Região Centro, que há tanto tarda, com sério prejuízo das mulheres, das crianças e das famílias".

Ler moção completa aqui.

 

19.06.2020

"Vamos pensar Coimbra e a Saúde do futuro, em modo construtivo, com uma perspectiva de reforço do SNS, para além dos rótulos e das críticas? Queremos que Coimbra se reafirme no panorama nacional e internacional".

Ler opinião do vereador José Manuel Silva no espaço "Leitores" do "Diário As Beiras" completa aqui.

18.06.2020

Somos Coimbra marcou presença na ação "Defesa do SNS - Valorização do Hospital dos Covões", na Praça da República.

Ver reportagem do "Diário As Beiras" aqui.

12.06.2020

"A estratégia que Coimbra pode e deve desenhar parece óbvia: perfilar-se para liderar a geriatria a nível nacional e ser uma cidade de referência nesta área da assistência e do conhecimento a nível internacional".

Ler opinião do vereador José Manuel Silva no "Campeão das Províncias" completa aqui.

09.06.2020

Somos Coimbra marcou presença no “Cordão Solidário pelo Hospital dos Covões", à porta do Hospital dos Covões.
Ver entrevista do vereador José Manuel Silva ao "Diário As Beiras" aqui [a partir do minuto 57].

08.06.2020

Somos Coimbra volta a exigir a abertura da urgência dos Covões 24h/dia. 

"Porque as pessoas de Coimbra também têm direitos, em nome e em defesa dos doentes, do SNS, dos Covões e da margem esquerda, o Somos Coimbra volta a exigir a imediata abertura da urgência médico-cirúrgica dos Covões 24h/dia". 

08.06.2020

Somos Coimbra quer cidade como referência nacional e internacional da Geriatria e do doente crónico no Hospital dos Covões

"A nossa proposta, uma oportunidade estratégica que Coimbra não deve perder, é que Coimbra lute para que esse Hospital Geriátrico de referência nacional e internacional se localize em Coimbra.

O local ideal para um amplo conjunto de estruturas de qualidade dedicadas aos idosos, incluindo os cuidados paliativos e os continuados nas suas diferentes tipologias, é a Quinta dos Vales. A missão do Hospital dos Covões, que é urgente definir, passaria a ser orientada para a geriatria e a gerontologia, com internamento polivalente, nas suas múltiplas valências e especialidades. Obviamente, mantendo uma urgência médico-cirúrgica e uma ampla gama de serviços, nomeadamente a cirurgia do ambulatório, a hemodinâmica, o laboratório do sono e consultas médicas de adultos em todas as especialidades."

Ler intervenção do vereador José Manuel Silva completa aqui

08.06.2020

"Entre outras iniciativas, Coimbra tem de lutar ativamente para continuar a ser um polo de Saúde altamente diferenciado e modernizar o CHUC, para abrir a urgência médico-cirúrgica dos Covões 24h/dia, para se tornar a referência nacional da área da Geriatria e para instalar urgentissimamente o novo serviço de Obstetrícia e Neonatalogia.

Coimbra deve lutar, também, pela desconcentração de estruturas do Ministério da Saúde, como o INEM, a DGS, a ACSS e a IGAS.

O Hospital dos Covões, depois de salvar Coimbra na pandemia COVID-19, continua a sofrer um esvaziamento de competências sem que esteja definido o seu plano estratégico".

Ler opinião do vereador José Manuel Silva no "Diário As Beiras" completa aqui.

 

22.07.2019

"Concretizando, o  Hospital dos Covões vai sofrer mais duas machadadas. Vão fechar mais 10 camas de Pneumologia nos Covões e esta especialidade deixa de dar apoio à urgência deste hospital, que assim dá mais um passo para o seu socialista esvaziamento e encoberto encerramento. Repetimos a exigência do movimento Somos Coimbra: queremos as urgências dos Covões abertas 24/dia, o corte mais estúpido do SNS! Mas também a cirurgia da obesidade nos Covões vai acabar, o que fará disparar a lista de espera nos HUC e atrasar o acesso dos doentes à cirurgia bariátrica".

Ler intervenção do vereador José Manuel Silva completa aqui

08.07.2019

Somos Coimbra exige a abertura da urgência dos Covões 24h/dia

"Porque as pessoas de Coimbra também têm direitos, em nome e em defesa dos doentes, dos Covões e da margem esquerda, o movimento SC exige a imediata abertura da urgência dos Covões 24h/dia!".

Ler intervenção do vereador José Manuel Silva completa aqui

 

18.06.2018

"Se se deixasse conduzir por bairrismos, demagogia ou populismos, o movimento Somos Coimbra adoptaria a confortável situação de defender a localização de uma maternidade no perímetro do Hospital dos Covões. Porém, como acima ficou explanado, a defesa da saúde da mulher grávida, dos fetos e das crianças, a defesa de Coimbra como um polo tecnológico altamente diferenciado e de referência no campo da Saúde e a consideração pela opinião técnica dos especialistas da área e dos Colégios da Ordem dos Médicos não permitem que esta matéria seja tratada contra os critérios técnicos, da evidência científica e das boas práticas médicas".

Ler intervenção do vereador José Manuel Silva completa aqui

19.03.2018

"Exigimos É neste contexto que preconizamos que se avance rapidamente na implementação no Hospital Geral da Unidade Integrada para o Envelhecimento Saudável e Ativo (UnIESA), uma resposta hospitalar que reúne os meios técnicos e humanos para a prestação de cuidados de excelência a doentes do foro geriátrico. Será a primeira e pioneira Unidade Geriátrica em todo o país, colocando o CHUC/Hospital dos Covões na vanguarda nacional da resposta do SNS ao doente sénior com multimorbilidades."

Ler intervenção do vereador José Manuel Silva completa aqui

2018

2019

2021

2020

bottom of page