top of page

#92

Boletim #92 (17 de setembro de 2021)

Recusado atentado urbanístico na Quinta de Voimarães/Avenida Bissaya Barreto




Recusado atentado urbanístico na Quinta de Voimarães/Avenida Bissaya Barreto porque uma larga maioria dos outros lotes da Quinta de Voimarães se opôs

Apesar da forma opaca como a Câmara Municipal de Coimbra (CMC) funciona, chegou-nos finalmente um documento oficial (pode ser obtido aqui) que confirma que a maioria dos lotes da Quinta de Voimarães se pronunciou contra a alteração do alvará de loteamento que propunha para o lote B.

Como a lei recusa alterações a loteamentos se estes tiverem a oposição da maioria dos outros lotes, o que é o caso, esta alteração inacreditável é automaticamente recusada. Os moradores mostraram ter a clarividência que o Partido Socialista não tem. Note-se que ninguém se pronunciou a favor: as quase 50 pronúncias são todas de oposição.

O Movimento Somos Coimbra sente esta vitória também como sua pois foi a única força política que se empenhou em dar a conhecer às pessoas o que a Câmara queria aprovar de forma quase clandestina (ver aqui, aqui e aqui), e espera que este episódio reforce nos conimbricenses a vontade de querer na Câmara Municipal uma governação mais preocupada com os interesses das pessoas e menos permeável a atentados urbanísticos.

Ler mais informação aqui.

Entrevista de José Manuel Silva ao “Notícias de Coimbra”

José Manuel Silva foi esta semana entrevistado pelo “Notícias de Coimbra” a propósito das propostas da candidatura Juntos Somos Coimbra para refrescar Coimbra. Ao longo de toda a entrevista foi feito um paralelismo entre a atividade profissional do candidato, como médico, e a resolução dos problemas patológicos da autarquia. José Manuel Silva detalhou o diagnóstico de Coimbra, expresso nos diversos dados estatísticos, e apresentou as terapêuticas adequadas para o concelho se tornar um “polo de cultura e desenvolvimento”, reunidas no programa político da mega coligação.

Ver entrevista na íntegra aqui.


Coimbra, polo de cultura e desenvolvimento: Destaques do programa político da coligação Juntos Somos Coimbra - parte III

Vamos privilegiar o apoio continuado à produção, afirmação e divulgação cultural e artística local, tornar Coimbra uma referência nacional e internacional na Cultura e nas Artes, capaz de atrair pessoas de outras zonas de Portugal e do estrangeiro, em que os agentes culturais atuem sinergicamente com grande autonomia e as indústrias criativas sejam uma fonte de cultura e de afirmação cultural, bem como de promoção turística e prosperidade.

Vamos elevar Coimbra, uma cidade apaixonante, com história e características únicas, a um polo sustentado de atração turística de primeira grandeza e de qualidade superior, a nível nacional e internacional. Vamos tornar a preservação e dinamização do património, o turismo cultural, de natureza, de lazer e de saúde, uma das bases mais sólidas para a prosperidade de todo o concelho, com efeitos positivos também para a região envolvente.

Ver o programa na íntegra aqui.

Passe Social Especial “Antigo Combatente” ainda "sem condições de ser materializado"

Na última Reunião de Câmara foi apresentado o Passe Social Especial “Antigo Combatente”.

Tal como o Somos Coimbra alertou, embora este passe gratuito, atribuído aos antigos combatentes e às viúvas, decorra da lei, verifica-se que a Administração Central ainda não definiu os procedimentos relativos ao modelo de financiamento.

O que é proposto é apenas a criação do título no sistema de bilhética multimodal, devendo a sua implementação ficar dependente do financiamento por parte do Governo. Atendendo a que se perspetiva que em Coimbra haja cerca de 3000 ex-combatentes, o Somos Coimbra entende que a proposta faz todo o sentido, mas ao ser anunciada agora, não passa de uma medida eleitoralista, pois ainda não há condições para ser materializada.

Ler intervenção na íntegra aqui.


Somos Coimbra propõe soluções alternativas para supressão de Passagens de Nível na Linha do Norte

Ainda na última Reunião de Câmara, realizada a 6 de setembro, foi apresentada a proposta de desnivelamento de 5 Passagens de Nível (PN) na Linha do Norte.

O Somos Coimbra concorda com a generalidade das propostas de soluções apresentadas para o desnivelamento das 5 PN em análise e regozija-se com o facto de terem sido seguidas, por parte dos serviços técnicos da CMC, as sugestões apresentadas pelo Somos Coimbra para a passagem ao PN 223+110 (Ponte de Vilela).

Esta passagem superior para peões deve ser provida não só de escadas, mas também de rampas ou meio mecânico para responder às necessidades das pessoas de mobilidade reduzida. Contudo, o Somos Coimbra entende que a CMC deve exigir à Infraestruturas de Portugal que a obra seja executada na integra e numa só fase, não só por respeito ao Regime das Acessibilidades, mas também para garantir que a mesma será executada. Para isso deve a CMC apoiar a IP na aquisição/disponibilização dos terrenos necessários à sua implantação.

Ler intervenção na íntegra aqui.


Visitas e reuniões recentes da Coligação Juntos Somos Coimbra


José Manuel Silva e a coligação Juntos Somos Coimbra em visita aos “esqueletos industriais”

José Manuel Silva e a coligação Juntos Somos Coimbra em diálogo com o Conselho de Administração do iParque

José Manuel Silva e a coligação Juntos Somos Coimbra em visita ao Projeto de inclusão “Sabão com Arte”

José Manuel Silva e a coligação Juntos Somos Coimbra em visita ao Bairro de Celas

José Manuel Silva e a coligação Juntos Somos Coimbra em diálogo com o Coro dos Antigos Orfeonistas

José Manuel Silva e a coligação Juntos Somos Coimbra em diálogo com a Juventude Desportiva e Recreativa de Arzila

José Manuel Silva e a coligação Juntos Somos Coimbra em diálogo com associações de Antanhol

José Manuel Silva e a coligação Juntos Somos Coimbra em diálogo com associações de Souselas e Botão

José Manuel Silva e a coligação Juntos Somos Coimbra em diálogo com aSORRISO – Associação dos Amigos do Ninho dos Pequenitos

José Manuel Silva e a coligação Juntos Somos Coimbra em visita ao CTGA

José Manuel Silva e a coligação Juntos Somos Coimbra em visita ao Instituto Universitário Justiça e Paz

José Manuel Silva e a coligação Juntos Somos Coimbra em visita ao Centro Tecnológico da Cerâmica e do Vidro

José Manuel Silva e a coligação Juntos Somos Coimbra em visita ao CAPC

José Manuel Silva e a coligação Juntos Somos Coimbra em visita à APPACDM

José Manuel Silva e a coligação Juntos Somos Coimbra em visita ao AIBILI

José Manuel Silva e a coligação Juntos Somos Coimbra em diálogo com a Associação de Moradores do Monte Formoso

José Manuel Silva e a coligação Juntos Somos Coimbra em diálogo com representantes dos vários países da Lusofonia

José Manuel Silva e a coligação Juntos Somos Coimbra em diálogo com a Delegação de Coimbra da Cruz Vermelha

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page