top of page

#91

Boletim #91 (10 de setembro de 2021)

3 palavras de José Manuel Silva para os trabalhadores da CMC: “Agradecimento, liberdade e confiança"



3 palavras de José Manuel Silva para os trabalhadores da CMC: “Agradecimento, liberdade e confiança"

De forma a fechar um ciclo de quatro anos enquanto vereador do Somos Coimbra na Câmara Municipal de Coimbra (CMC), José Manuel Silva fez um “curto balanço” do mandato na passada segunda-feira, naquela que foi a última reunião de Câmara antes das eleições.

Porque nós amamos Coimbra, fazemos o diagnóstico que as estatísticas nos demonstram, as pessoas nos transmitem e os nossos olhos veem, sem acrescentar nem minimizar, única forma de aplicar a terapêutica apropriada. Negar o diagnóstico é negar a cura”.

Para além do balanço do mandato e do diagnóstico da coligação Juntos Somos Coimbra, José Manuel Silva dirigiu-se aos trabalhadores da CMC para lhes transmitir três palavras: “agradecimento, liberdade e confiança”.

Agradecimento, pelo seu dedicado trabalho a esta casa pública e por toda a colaboração que sempre nos prestaram”.

Liberdade, porque a partir de 26 de setembro teremos como presidente da Câmara uma pessoa humanista, dialogante, afável, profissional competente e exigente, mas também compreensivo, com visão do mundo, que receberá as pessoas e os empresários”.

Confiança, porque como presidente da Câmara vou pedir a vossa ajuda para inovarmos e refrescarmos esta casa e trabalharmos em conjunto para a Câmara de Coimbra ser um modelo para o país”.


Cartoon da autoria do Movimento Humor


Ler intervenção na íntegra aqui.

Coimbra, polo de cultura e desenvolvimento: Destaques do programa político da coligação Juntos Somos Coimbra - parte II

Queremos tornar Coimbra o núcleo mais dinâmico de uma região metropolitana com um modelo de desenvolvimento policêntrico, que promova o emprego e o desenvolvimento económico, esteja na linha da frente da sustentabilidade e da qualidade de vida, e reduza as assimetrias entre o centro da cidade e a periferia.

Ambicionamos um concelho de Coimbra que esteja na linha da frente da sustentabilidade, da resiliência, da defesa do ambiente, da economia circular e das regiões inteligentes - os grandes desafios de futuro da nossa sociedade.

Ver o programa na íntegra aqui.

Foram precisos quase 3 anos para finalmente ser apresentada uma proposta de ORU simples para a zona da Universidade

Na última Reunião de Câmara foi apresentada a Operação de Reabilitação Urbana (ORU) simples da “Área de Reabilitação Urbana (ARU) – Universidade/Sereia, que o Somos Coimbra tem vindo a reclamar desde a correspondente delimitação da ARU.

Tal como alertou o Movimento, foram precisos quase 3 anos para finalmente ser apresentada uma proposta de ORU simples, através de instrumento próprio, mesmo no limite do prazo para evitar a caducidade da ARU, que pode ocorrer a 25 de novembro de 2021, caso a ORU não fosse aprovada.

Mais uma vez, este é mais um instrumento de gestão urbanística desenvolvido internamente na CMC (aspeto que o Somos Coimbra saúda, face à qualidade e competência técnica dos serviços internos), mas num total secretismo quer em relação ao executivo camarário, quer à população.

Assim, o Somos Coimbra entende que este é um procedimento desenvolvido à pressa e de forma atabalhoada. E agora que o prazo se esgota, é forçada a aprovação da proposta final pela Câmara e pela Assembleia Municipal, atropelando passos essenciais que defendemos em absoluto, como é o caso da discussão pública.

Nesse sentido, os vereadores do Somos Coimbra abstiveram-se nesta votação, simplesmente como forma de evitar a caducidade da ARU.

Ler intervenção na íntegra aqui.


Ampliação do Jardim do Penedo da Saudade: Somos Coimbra sugere que anteprojeto seja submetido à participação pública

Na última Reunião de Câmara, realizada na passada segunda-feira, dia 6, foi apresentado o anteprojeto de ampliação do Jardim do Penedo da Saudade. Tal como referiu o Somos Coimbra, o projeto de execução submetido a aprovação está em linha com as soluções aprovadas em fase de estudo prévio e anteprojeto, aprovados nas reuniões de 26 de abril e de 28 de junho.

No entanto, o Somos Coimbra lamenta que as limitações apontadas anteriormente e atempadamente pelos vereadores do Movimento tenham sido totalmente ignoradas, persistindo, por isso, na solução final.

Nesse sentido, o Somos Coimbra insiste na necessidade de ser pensada, desde já, de forma integrada e faseada, a reserva de espaços para a inclusão de meios mecânicos no ordenamento final, com acesso aos diferentes patamares do espaço verde, tornando-o assim acessível a todos.

Dada a relevância deste projeto para a cidade, o Somos Coimbra sugeriu que o mesmo possa ser disponibilizado no site oficial da CMC e ser submetido a participação pública, tornando-o um projeto mais acolhedor e ajustado às necessidades da população.

Ler intervenção na íntegra aqui.


Visitas e reuniões recentes da Coligação Juntos Somos Coimbra


José Manuel Silva e a coligação Juntos Somos Coimbra em diálogo com a Secção Regional do Centro da Ordem dos Médicos e com a Centro Saudável

José Manuel Silva e a coligação Juntos Somos Coimbra em diálogo com a Associação Desportiva e Cultural da Adémia

José Manuel Silva e a coligação Juntos Somos Coimbra em visita ao CAV

José Manuel Silva e a coligação Juntos Somos Coimbra em visita a Associações de Cernache

José Manuel Silva e a coligação Juntos Somos Coimbra em visita à Gelcentro

José Manuel Silva e a coligação Juntos Somos Coimbra em visita à Pereira & Santos

José Manuel Silva e a coligação Juntos Somos Coimbra em visita à Associação Cultural de Vilarinho

José Manuel Silva e a coligação Juntos Somos Coimbra em visita ao Mercado Abastecedor da Região de Coimbra

José Manuel Silva e a coligação Juntos Somos Coimbra em diálogo com a FEUC

José Manuel Silva e a coligação Juntos Somos Coimbra em visita à Associação Humanitária de Bombeiros Voluntários de Brasfemes

José Manuel Silva e a coligação Juntos Somos Coimbra em diálogo com o Clube Residencial Cidade Jardim

José Manuel Silva e a coligação Juntos Somos Coimbra em diálogo com o União de Coimbra 1919

Posts recentes

Ver tudo

#92

Boletim #92 (17 de setembro de 2021) Recusado atentado urbanístico na Quinta de Voimarães/Avenida Bissaya Barreto Recusado atentado urbanístico na Quinta de Voimarães/Avenida Bissaya Barreto porque um

bottom of page