top of page

Somos Coimbra propõe novamente isenção e alívio de rendas e de taxas municipais até ao fim de 2021



Na reunião da Câmara Municipal de Coimbra (CMC) da próxima segunda-feira, 28 de junho, o Partido Socialista vai propor mais uma vez a renovação da isenção do pagamento de diversas rendas municipais por três meses, até ao final de agosto deste ano, dada a situação de grande dificuldade que a pandemia provoca nos agentes económicos afetados.


Já desde abril do ano passado que o Somos Coimbra defende a isenção e o alívio de taxas municipais até ao fim de 2021, pois os três meses propostos consecutivamente pela CMC não têm sido suficientes para compensar as graves perdas da economia local, como bem se prova pela repetição da proposta. Infelizmente, como já aconteceu tanta vez, o Partido Socialista, que parece ter poucos conhecimentos de economia, fecha os ouvidos às propostas do Somos Coimbra, mesmo depois de várias insistências, para acabar por fazer quase como proposto pelo Movimento, embora mais tardiamente e com perda de eficácia, como é o caso. Na renovação em fevereiro deste ano, o Somos Coimbra retomou a proposta de a isenção ser estendida até ao final do ano, pois dessa forma maximiza-se a ajuda dada, para os agentes económicos poderem planear muito melhor a sua sobrevivência.



Os dados disponíveis mostram bem que é impensável que a economia local vá conseguir recuperar as perdas até ao final de setembro. Veja-se também o exemplo da Câmara Municipal do Porto que, logo em novembro de 2020, prontamente aprovou por unanimidade a isenção total da cobrança de taxas municipais aos estabelecimentos e agentes do tecido económico, comercial e empresarial da cidade, até dezembro de 2021.


O Somos Coimbra interpreta estas prorrogações sucessivas como uma medida eleitoralista, pensada para que a coligação PS-PCP apareça mais vezes a anunciar a mesma concessão de benefícios. O eleitoralismo populista da coligação PS-PCP não deve estar à frente do interesse dos munícipes nem do estímulo à economia local, pelo que o Somos Coimbra considera fundamental que a CMC se comprometa, de uma vez, com a isenção das mesmas até ao final deste ano. Por este andar, a coligação PS-PCP prepara-se para fazer a renovação destes benefícios, para o último trimestre, em setembro, em plena campanha eleitoral. O populismo, por definição, não tem vergonha.


O Somos Coimbra compromete-se a continuar a apoiar e a estimular a economia local em 2022 e anos seguintes, pois não temos dúvidas que assim vai ser necessário.



25 de junho de 2021

bottom of page