top of page

Boletim #20 (1 de maio de 2020)

Somos Coimbra promove levantamento de zonas do concelho sem cobertura de fibra ótica

 

 

 

 

Somos Coimbra promove levantamento de zonas do concelho sem cobertura de fibra ótica

Como o Somos Coimbra tornou público na passada semana, os residentes em largas zonas do concelho de Coimbra defrontam-se diariamente com a baixa qualidade das ligações à Internet, ainda baseadas em linhas telefónicas ou em ligações 3G e 4G. O ensino à distância e o teletrabalho que fazem parte da nova realidade causada pela COVID-19 tornaram ainda mais visível esta situação de desvantagem de muitos milhares de famílias, resultante do desinteresse da Câmara de Coimbra, que não trabalha com as operadoras de telecomunicações.

O Somos Coimbra considera esta situação inaceitável e assumiu o compromisso de garantir que todos os lugares do concelho de Coimbra sejam rapidamente cobertos por um serviço de Internet rápido, caso assuma a liderança do município.

Para tal, está a proceder a um levantamento das várias zonas/lugares do concelho que não estão cobertos por fibra ótica. Nesse sentido, o Somos Coimbra apela a que façam chegar (por e-mail ou através das redes sociais) a lista das zonas que têm conhecimento de não estarem cobertas por fibra ótica. Com este levantamento será desenhada uma estratégia de cobertura integral de fibra ótica no concelho junto das operadoras, a aplicar após as eleições de 2021.

Ler mais informação aqui.

PS Coimbra silencia duplamente a oposição
O PS Coimbra ignorou mais uma vez o pedido dos vereadores do Somos Coimbra para participarem na Reunião de Câmara, da passada segunda-feira, por videoconferência (conforme notícia do “Público”). O Movimento não recebeu qualquer resposta ao requerimento apresentado e entende que o executivo socialista está a tentar silenciar os vereadores, sem funções executivas, afastando-os da participação em decisões importantes para o concelho. Ao serem novamente impedidos de participar por um qualquer meio à distância, os vereadores do Somos Coimbra voltaram a solicitar formalmente que lhes fosse justificada a falta.
Recorde-se ainda que os pedidos de agendamento do Somos Coimbra da proposta de  duplicação do Fundo Municipal de Emergência Social e das 47 medidas municipais de emergência sugeridas pelo Somos Coimbra no combate à COVID-19 foram igualmente ignorados, pois estes pedidos nem sequer constaram da ordem de trabalhos da Reunião de Câmara, apesar de o seu agendamento ter sido solicitado dentro dos prazos regimentais.  É lamentável que o PS Coimbra ignore a postura colaborativa e solidária do Somos Coimbra, impedindo a concretização de muitas medidas que ajudariam a minimizar o grave impacto social e económico da pandemia no concelho de Coimbra.

Ler mais informação aqui.

25 de Abril: Intervenção de Filomena Girão

No passado sábado assinalou-se o primeiro 25 de Abril em pleno Estado de Emergência, face à atual pandemia de COVID-19. Cumprindo as normas de distanciamento social e atentando aos conselhos das organizações de saúde, o Município de Coimbra apostou acertadamente numa cerimónia virtual de comemoração do Dia de Liberdade. Entre os momentos partilhados nas redes sociais da Câmara Municipal de Coimbra, registou-se a intervenção de Filomena Girão, líder dos eleitos do Movimento Somos Coimbra na Assembleia Municipal.

Ver intervenção na íntegra aqui.

logo SC rs.png
bottom of page