top of page

Somos Coimbra propõe que a CMC promova e incentive a aplicação de Parklets na via pública


Intervenção da vereadora Ana Bastos na Reunião de Câmara de 13 de julho de 2020 (pt. 2)



Nesta fase pós-pandemia é importante lançar um olhar atento à economia local e procurar soluções expeditas, económicas e atuais que permitam apoiar os comerciantes, ao mesmo tempo que a cidade pode marcar pela diferença e inovação.


Saudamos a iniciativa desta câmara ao permitir o alargamento das zonas de esplanadas, como forma de salvaguardar as regras sanitárias impostas pelas entidades de saúde publica. Contudo, nem todos os estabelecimentos comerciais, designadamente os de proximidade, dispõem de passeios com dimensão adequada que lhes permita materializar um espaço de estar ou de venda ao ar livre, e assim proporcionar aos seus clientes e turistas, zonas de esplanada ou de expositores arejados e seguros.


Nessa linha de pensamento, o Somos Coimbra propõe que a Câmara de Coimbra, em coordenação com as Juntas de Freguesia e com os comerciantes locais, promova e incentive urgentemente a aplicação do conceito de Parklets na via pública, já muito utilizado noutros países, com particular destaque para as cidades de S. Paulo e Florianópolis, no Brasil. Este conceito, que surgiu em S. Francisco nos EUA, é materializado em pequenas áreas contíguas aos passeios, em geral localizadas em baias de estacionamento na via pública, onde, através da construção de plataformas, se propicia a materialização de pequenos espaços de lazer, de estar, de espanada, de venda ao público, de convívio e de socialização, aumentando a humanização, dinamização do espaço público, a segurança e a competitividade dessas zonas.


O Parklet pode ser personalizado por cada estabelecimento comercial e equipado com bancos, mesas e cadeiras, floreiras, árvores de pequeno porte ou outras estruturas de sombreamento.


Nesta fase pós-pandemia é importante lançar um olhar atento à economia local e procurar soluções expeditas, económicas e atuais que permitam apoiar os comerciantes, ao mesmo tempo que a cidade pode marcar pela diferença e inovação.sta solução, expedita e rapidamente acionável, poderá incentivar a permanência das pessoas na rua, a dinamizar e a revitalizar o turismo e o comércio local, em espaço público aprazível e respeitador das regras sanitárias vigentes.


Exemplo de Parklet na via pública

Ver primeira parte da intervenção da vereadora Ana Bastos aqui.

bottom of page