top of page

Ligar o Choupal ao Parque Verde: a concretização de um sonho antigo


Está em perspetiva uma revolução na margem direita do Rio Mondego! Aproveitando a substituição da linha do comboio pelo Metro Bus entre a Portagem e Coimbra-B, a Câmara Municipal propõe-se estabelecer um corredor verde que ligue, ao longo do rio, o Choupal ao Parque Manuel Braga. Esse corredor para peões e bicicletas permitirá fruir o rio num troço até agora dominado por inóspito alcatrão, pois a avenida Aeminium deixará de existir, sendo substituída por esse corredor verde.


Deixará também de ser preciso ir ao Açude-Ponte ou à Portagem para ter acesso à margem, pois as transversais que partem da Avenida Fernão de Magalhães em direção ao rio deixarão de ser becos sem saída que param na linha do comboio (que deixa de existir), passando a permitir o acesso direto ao rio. O canal do Metro Bus, que substitui a linha do comboio, não permite a passagem de carros, mas ao contrário da linha do comboio pode ser atravessada por pessoas e bicicletas.


Será assim possível fazer exercício físico a pé ou de bicicleta, ou simplesmente passear, num percurso muito agradável em todo o anel que liga pelas duas margens a Ponte de Santa Clara e o Açude-Ponte, com ligação direta ao Choupal junto ao Açude. Prevê-se já que, mais tarde, venha a existir uma ponte pedonal junto à cooperativa agrícola, que formará um outro anel com a ponte Pedro e Inês.


Este projeto foi apresentado na reunião da CMC do passado dia 7 de fevereiro de 2022, como pode ser visto aqui: https://youtu.be/IyivjKbDReI?t=3310


A proposta de abertura da discussão pública desta proposta teve aprovação unânime na Câmara Municipal, o que é muito positivo. O próprio Partido Socialista votou a favor, apesar desta proposta corresponder a uma alteração substancial do projeto do PS, que previa manter uma via automóvel ao longo do rio, no mesmo traçado da atual Avenida Aeminium, que desaparece nesta proposta pois manteria os cidadãos longe do rio. Saudamos esta mudança de posição do PS.


Este é um passo muito importante para a concretização de uma proposta eleitoral da coligação Juntos Somos Coimbra, que aqui recordamos (O programa eleitoral completo pode ser consultado aqui: https://juntossomoscoimbra.pt/programa/):

19. Reformular e melhorar o acesso e a fruição de ambas as margens do rio Mondego, com particular ênfase no troço entre a ponte Santa Clara e o Açude Ponte. Criar um anel verde pedonal e ciclável inserido em dois extensos parques urbanos nas duas margens, com pontes pedonais e cicláveis a ligá-las, da Portela ao Choupal. O processo incluirá o lançamento de um concurso de ideias para elaboração de um plano estratégico de desenvolvimento urbanístico, aproveitando a capacitação técnica das instituições de Coimbra.


Esta transformação da Avenida Aeminium é de enorme importância, pois ocorre no troço onde a intervenção seria porventura mais difícil. Outros passos serão dados para cumprir por inteiro esta proposta eleitoral.

Os documentos em discussão pública estão disponíveis aqui.

bottom of page