top of page

Abertura do Hospital Militar: "Valeu a pena a intervenção do Somos Coimbra"


Cartoon da autoria do Movimento Humor

1ª parte da Intervenção do vereador José Manuel Silva Reunião na Reunião de Câmara de 25 de janeiro de 2021


Queremos saudar a abertura das magníficas instalações do Hospital Militar de Coimbra, que em devido tempo visitei, para colaborar no internamento de doentes COVID-19 como estrutura de retaguarda, fruto da cooperação, que aqui saúdo, entre o Exército, a Cruz Vermelha e a Segurança Social.


Sei que esta abertura resultou do comunicado do Somos Coimbra e das minhas intervenções na CMTV a criticar o desaproveitamento e a exigir a reativação das instalações.


Não posso deixar de sublinhar que o Exército disponibilizou o Hospital Militar para o combate à pandemia COVID-19 desde o seu início, mas que até aqui essa possibilidade e premente necessidade tinha sido ignorada pelas autoridades políticas e de saúde locais.


Mais grave, os poucos recursos humanos de saúde ainda existentes no Hospital Militar de Coimbra foram maioritariamente desviados para Lisboa e Porto perante o comprometido silêncio da Câmara e do PS de Coimbra, que apresenta moções retóricas mas que, detendo o poder local, nada faz e nada fez de concreto para a defesa desta instituição.


Mas, ainda pior, o Departamento de Saúde Operacional, o melhor do país, com um espetacular Campo de Treino Operacional, também corre o risco de desativação, o que é completamente inaceitável.


Valeu a pena a intervenção do Somos Coimbra. Os doentes, os militares e Coimbra beneficiaram da ação do nosso movimento. Coimbra sabe bem que, se ganharmos a Câmara, é Coimbra e os conimbricenses que ficarão a beneficiar com a defesa consequente e assertiva das instituições locais e a dinamização económica, social e cultural do concelho.


Ler segunda parte da intervenção do vereador José Manuel Silva aqui. Ler terceira parte da intervenção do vereador José Manuel Silva aqui.

bottom of page