top of page

#87

Boletim #87 (13 de agosto de 2021)

Lídia Pereira é a cabeça de lista da coligação Juntos Somos Coimbra para a Assembleia Municipal



Lídia Pereira: “Comigo, a Assembleia Municipal será um órgão mais próximo dos munícipes”

Lídia Pereira, que nasceu, cresceu e estudou em Coimbra, é a cabeça de lista da coligação Juntos Somos Coimbra para a Assembleia Municipal.

“Atualmente sou deputada ao Parlamento Europeu, mas nunca deixei de acompanhar tudo o que se passa no nosso município, onde mantenho a minha residência e onde venho regularmente. Para mim, a casa não é o local onde moro durante parte da semana. Estar em casa é estar onde me sinto bem e esse local nunca deixou de ser Coimbra.

Por isso, foi com grande orgulho e sentido de responsabilidade que aceitei encabeçar a lista à Assembleia Municipal. Fazer parte deste projeto é uma oportunidade para quebrar o ciclo de declínio em que Coimbra se encontra há 8 anos e libertar o potencial de um município que tem de ser a referência para toda a região.

Os próximos anos serão determinantes. Os fundos europeus destinados à recuperação do país são uma oportunidade que Coimbra não pode desperdiçar. Queremos uma Coimbra rejuvenescida, mais verde, segura e inclusiva, dinâmica e cosmopolita. Mas precisamos de ambicionar mais. Tirar partido da Universidade, do Instituto Politécnico, dos Hospitais e de todas as instituições que ainda prestigiam a nossa cidade. (…)

Comigo, a Assembleia Municipal será um órgão mais próximo dos munícipes, ao qual todos se poderão dirigir sempre que necessário e onde todas as decisões serão transparentes e amplamente divulgadas”.

Ver vídeo de apresentação aqui.

Somos Coimbra sugere visita ao iParque

O Somos Coimbra sugere que todas as pessoas visitem o iParque, para verem com os próprios olhos a ocupação atual daquele espaço. Já em 2017, o Somos Coimbra alertava para o abandono e para a degradação do iParque, depois do avultado investimento feito maioritariamente pela Câmara Municipal de Coimbra (CMC).

Numa foto recente, tirada do centro do iParque para o seu lado direito, pode ver-se como este espaço com enorme potencial continua bastante desocupado.

E mesmo a ocupação do parque com empresas prova como a CMC não está a ser capaz de atrair novas empresas para o concelho. Recorde-se, por exemplo, o caso do novo centro de reparações da Olympus no iParque, em que não há a fixação de uma nova empresa no concelho, mas apenas a sua deslocalização da zona dos Fornos para o iParque.

A criação de emprego é uma das prioridades da coligação Juntos Somos Coimbra. Para isto ser possível, é fundamental apoiar o crescimento da economia do concelho, com a atração de mais investimento e de mais empresas e um forte apoio ao empreendedorismo e inovação. Aproveitar o iParque para implementar esta estratégia para tornar o nosso concelho mais competitivo e dinâmico, e finalmente dar vida a este espaço, será uma prioridade do Município de Coimbra.


Cartoon da autoria do Movimento Humor


Mais informação aqui.

Somos Coimbra entende que é urgente reabilitar o Parque de Santa Cruz

“Vandalismo ‘ataca’ esculturas da Sereia”: foi esta a manchete de primeira página do “Diário As Beiras” da passada segunda-feira. Tal como já tinha alertado o Somos Coimbra em 2017, o mau estado do Jardim da Sereia é apenas mais um dos exemplos do desleixo a que Coimbra foi condenada pela coligação PS-PCP/CDU que a governa.

«Ao longo dos últimos anos, os repetidos atos de vandalismo – e a insegurança – fizeram com que o parque fosse sobrevivendo na sombra dos dias. Os grafitis continuam a corromper as obras de arte e os muros, os azulejos destruídos, as escadarias partidas. E parece não haver, para já, “nenhum plano de recuperação profunda previsto” pela autarquia para aquele espaço da cidade."», pode ler-se no “Diário As Beiras”.

O Somos Coimbra entende que é urgente reabilitar o Parque de Santa Cruz, conhecido como Jardim da Sereia, preservando a sua história e património. É fundamental garantir as condições necessárias para que se torne num local atrativo de lazer e de bem-estar, com a garantia de segurança.

Mais informação aqui.

Souselas e Botão no mapa dos testes de ralis

“Coimbra já está no mapa da competição automóvel, graças à agregação de esforços da União de Freguesias (UF) de Souselas e Botão, Conselho Diretivo da Assembleia de Compartes dos Baldios da Mata de S. Pedro e a Art of Speed, que viabilizaram uma área para efetuar testes para viaturas de competição”, refere uma notícia recente da revista especializada em desporto motorizado, a “AutoLook”.

Uma área com cerca de 43 hectares na Mata de S. Pedro, na UF de Souselas e Botão, passou a estar disponível para os pilotos de rali fazerem os seus testes.

Citado pela “AutoLook”, Rui Soares, presidente da UF de Souselas e Botão, salientou a Mata de S. Pedro como “um local um pouco escondido, mas com um enorme potencial para a prática de vários desportos e, agora, reforçada com a preparação e realização de testes de viaturas de ralis”. “O nosso território tem o condão de ser projetado e dinamizado pela união de vontades e, neste particular, o Planalto da Mata de S. Pedro, conhecido por ser uma zona excelente, do melhor que há, permite às equipas e pilotos fazerem muitos testes de ralis e ao mesmo tempo, o motor de trazer gente de fora para a União de Freguesias, dando-a conhecer e mostrar ao país e ao mundo que se vive bem em Souselas e Botão”, sublinhou o autarca.

Ler notícia na íntegra aqui.


Visitas e reuniões recentes da Coligação Juntos Somos Coimbra

José Manuel Silva e a coligação Juntos Somos Coimbra em visita Centro de Arte Contemporânea de Coimbra

José Manuel Silva e a coligação Juntos Somos Coimbra em diálogo com a Obra de Promoção Social do Distrito de Coimbra

José Manuel Silva e a coligação Juntos Somos Coimbra em diálogo com o Itecons

José Manuel Silva e a coligação Juntos Somos Coimbra em visita a Associação Recreativa Casaense

José Manuel Silva e a coligação Juntos Somos Coimbra em diálogo com o Comando Territorial de Coimbra da GNR

José Manuel Silva e a coligação Juntos Somos Coimbra em diálogo com o Sanjoanense Atlético Clube

José Manuel Silva e a coligação Juntos Somos Coimbra em diálogo com a Casa do Povo de Ceira

José Manuel Silva e a coligação Juntos Somos Coimbra em visita ao Bairro da Fonte do Castanheiro


Posts recentes

Ver tudo

#92

Boletim #92 (17 de setembro de 2021) Recusado atentado urbanístico na Quinta de Voimarães/Avenida Bissaya Barreto Recusado atentado urbanístico na Quinta de Voimarães/Avenida Bissaya Barreto porque um

bottom of page