top of page

18 candidatos da mega coligação Juntos Somos Coimbra apresentados




José Manuel Silva apresentou os 18 candidatos às freguesias do concelho pela coligação Juntos Somos Coimbra, na passada terça-feira, dia 29 de junho, no Recinto de Festas de Souselas.


Rui Soares, atual presidente da União de Freguesias (UF) de Souselas e Botão e agora candidato às próximas eleições, enquanto anfitrião, deu as boas vindas a todos os presentes na apresentação e aproveitou o momento para reforçar a necessidade da descentralização de competências para as freguesias.


Luísa Saro, a candidata pela coligação em Ceira, sublinhou a presença de mulheres candidatas nesta coligação. Dinamizar as freguesias e derrubar “a barreira que tem sido o Rio Mondego” foram as prioridades definidas pela candidata.


“Aquilo que mais prazer me dá nesta apresentação é o facto de contarmos com sete magníficas mulheres como candidatas a presidentes de Junta, perfazendo 40% do total de candidatos às presidências das Juntas, algo que nos distingue radicalmente da lista de candidatos do PS, que apresentou apenas uma candidata a presidente. A coligação Juntos Somos Coimbra cultiva realmente o respeito e a consideração pela igualdade de género e reconhece o especial valor das mulheres na intervenção cívica e política. Temos a firme convicção que as mulheres conimbricenses saberão, no devido momento, reconhecer esta nossa genuína maneira de ser e de estar”, referiu o candidato à presidência da Câmara Municipal de Coimbra ao apresentar os 18 nomes candidatos pela mega coligação Juntos Somos Coimbra.


“A partir de outubro, as freguesias, todas as freguesias, poderão contar com uma Câmara amiga, disponível, aberta e sempre pronta a colaborar e a trabalhar em conjunto com todos os autarcas, o que fará uma diferença brutal com aquela que tem sido a difícil relação das prepotências e limitações da Câmara de Coimbra com os presidentes de Junta”, concluiu José Manuel Silva.


Lista completa dos candidatos às 18 freguesias do concelho:


Almalaguês: Maria Graça Simões, professora, 59 anos

Brasfemes: Edite Fernandes, professora, 52 anos

Ceira: Luísa Saro, empresária, 59 anos

Cernache: Isabel Correia, professora, 58 anos

Santo António dos Olivais: Francisco Rodeiro, advogado, 72 anos

São João do Campo: Graça Gândara, assistente técnica administrativa, 51 anos

São Silvestre: Elisabete Silvestre, engenheira agropecuária, 49 anos

Torres do Mondego: Pedro Abrantes, engenheiro civil, 36 anos

UF Antuzede e Vil de Matos: Cláudio Machado, empresário, 42 anos

UF Assafarge e Antanhol: António Teodoro, atual presidente da UF de Assafarge e Antanhol, aposentado, 64 anos

UF Coimbra: João Francisco Campos, atual presidente da UFC, 45 anos

UF de Eiras e São Paulo de Frades: Luís Correia, empresário, 40 anos

UF de Santa Clara e Castelo Viegas: José Simão , atual presidente da UF de Santa Clara e Castelo Viegas, jornalista, 72 anos

UF de São Martinho de Árvore e Lamarosa: Filipe Pascoal, empresário, 52 anos

UF São Martinho de Bispo e Ribeira de Frades: Diogo Cabrita, médico, 60 anos

UF Souselas e Botão: Rui Soares, atual presidente da UF de Souselas e Botão, construtor civil, 51 anos

UF Taveiro, Ameal e Arzila: Carlos Batista, jurista, 52 anos

UF Trouxemil e Torre de Vilela: Telma Costa, contabilista e técnica superior de segurança no trabalho, 43 anos


Presentes na apresentação dos candidatos estiveram alguns dos representantes locais dos partidos políticos e do movimento que integram a coligação.

bottom of page