top of page

Boletim #47 (6 de novembro de 2020)

Autárquicas 2021: MPT – Coimbra apoia candidatura do Somos Coimbra

 

 

Autárquicas 2021: MPT – Coimbra apoia candidatura do Somos Coimbra

A menos de um ano das próximas eleições autárquicas, o Somos Coimbra tem continuado diariamente atento às questões concelhias e aos problemas das pessoas e das instituições em todas as freguesias, para se apresentar, de forma sólida, nas próximas eleições.

O passo mais recente tomado neste sentido concretizou-se após um entendimento com o núcleo de Coimbra do MPT - Partido da Terra, que assumiu o seu apoio ao Movimento Somos Coimbra para uma candidatura às próximas eleições.
O coordenador do Somos Coimbra, José Manuel Silva, entende que o Movimento e o MPT “partilham visões comuns no que concerne à análise dos problemas atuais do concelho de Coimbra e à necessidade de se trabalhar por um desenvolvimento sustentável que respeite e melhore o meio ambiente e a qualidade de vida”, para além de reconhecerem “que só a conjugação de esforços de diferentes forças políticas permitirá apresentar às próximas autárquicas um projeto transformador e ganhador, que promova as necessárias mudanças e motive Coimbra para uma participação eleitoral massiva”.
“Só um projeto livre, independente e inovador como o do Movimento Somos Coimbra é capaz de verdadeiramente transformar Coimbra. Assim, apoiaremos o Movimento Somos Coimbra nas próximas eleições autárquicas rumo a uma Coimbra mais inteligente, mais humana, mais solidária e amiga do ambiente”, afirma Rui Campos, do MPT - Coimbra.

Recorde-se que, nas últimas eleições autárquicas, o MPT integrou a coligação ‘Mais Coimbra’ que incluía também o PPM, o CDS e o PSD.

Ler mais informação aqui.

O caso do Quiosque das Escadas Monumentais - 8 anos à espera de uma resposta da CMC

Recentemente, o vereador José Manuel Silva levou à Reunião de Câmara o caso do Quiosque das Escadas Monumentais.

Segundo a visita que o vereador fez ao local, foi percetível o estado degradado e degradante do quiosque, com infiltrações, um pavimento miserável e as traseiras a servirem de urinol selvagem. Isto, num local onde passam milhares de turistas.

O quiosque foi comprado pelo avô da atual utilizadora, mas persistem incertezas sobre a sua propriedade e algumas dúvidas quanto ao futuro, devido ao elevador que vai ser aí construído.
Estes munícipes estão há oito anos à espera de uma clarificação da Câmara Municipal de Coimbra (CMC), para decidirem a sua vida e um eventual investimento.
Será que oito anos para a CMC dar uma resposta, não bastam? Estes munícipes continuam a aguardar uma resposta da autarquia, mesmo depois de o Somos Coimbra ter levado este tema à Reunião de Câmara.
Sabendo que estes atrasos acontecem com inúmeras situações que estão paradas na Câmara, percebe-se porque é que Coimbra parou no tempo, sem qualquer estratégia de desenvolvimento e sem investimentos privados de relevo em novas empresas.

Em assumido e solene compromisso, o Somos Coimbra garante que irá encurtar os tempos de resposta da Câmara aos munícipes e aos empresários.

 

 

 

 

 

 

 

 

Cartoon da autoria do Movimento Humor

Ler mais informação aqui.

Somos Coimbra apresenta 61 propostas no âmbito da análise das Grandes Opções do Plano (GOP) e do Orçamento da CMC para 2021

Este é o maior orçamento do atual mandato, pelo que merecia que a CMC tivesse enviado aos grupos políticos representados na Assembleia Municipal uma explicação do seu enquadramento estratégico, mas nada foi enviado para além de quadros contabilísticos.
O Somos Coimbra entende que era desejável que o Partido Socialista tivesse dialogado atempadamente com todas as forças políticas. Não o fez, pelo menos com o Somos Coimbra, limitando-se a cumprir a formalidade legal, já com o orçamento encerrado no essencial, de convocar o Somos Coimbra no metro final da complexa corrida de fundo que representa a elaboração de um orçamento camarário.
Nessa mesma reunião, o Somos Coimbra reafirmou a sua discordância com a política fiscal da Câmara para o orçamento de 2021, a nível do IRS, do IMI e da Derrama, por terem sido recusadas todas as propostas de alívio fiscal sobre os contribuintes de Coimbra, que seriam particularmente importantes neste momento de grave crise social e económica devida à pandemia COVID-19.
Para o Somos Coimbra é absolutamente evidente que este orçamento e estas GOP não são adequadas às necessidades e às exigências de Coimbra, o que se tem traduzido na contínua perda de população e baixos níveis de investimento industrial, nem à ambição de desenvolvimento e qualidade de vida dos seus munícipes, nem sequer desenha um caminho de futuro, desaproveitando o enorme capital humano, cultural, científico, geográfico, histórico e patrimonial do concelho de Coimbra.

Nesse sentido, de entre as mais de 200 propostas que ao longo destes três anos o Somos Coimbra tem apresentando, o Movimento destaca 61 propostas de caráter transversal e transformador, que contribuiriam para um Orçamento mais justo para os conimbricenses e mais apropriado para um concelho como Coimbra.

Ler mais informação aqui.

"Como pode o município apoiar os cidadãos em contexto de pandemia?" - Contributo do Somos Coimbra

A Coolectiva perguntou aos diversos líderes políticos da cidade como pode o município de Coimbra apoiar os cidadãos em contexto de pandemia.

José Manuel Silva, líder do Somos Coimbra, respondeu em nome do Movimento, com um texto que, por razões editoriais, não podia ultrapassar os 2000 caracteres, incluindo espaços.

Segundo o vereador, “a autarquia tem particulares responsabilidades no apoio às pessoas, às instituições e às empresas no âmbito da pandemia COVID-19, que, a par das alterações climáticas, representa a maior ameaça sanitária, económica e social do início do século XXI. É função da autarquia ouvir atentamente, analisar e responder rapidamente às solicitações que recebe, em particular as relativas às emergências sociais, o que não está a fazer suficientemente, como sabemos através de casos sociais dramáticos”.

Ler mais informação aqui.

logo SC rs.png
IMG-20201105-WA0000.jpg
bottom of page