top of page

Pensar e mudar Coimbra!



bernardo albuquerque nogueira #somoscoimbra

Foi com grande honra que recebi o convite que me foi feito pelo Professor José Manuel Silva para ser o seu Mandatário para a Juventude no âmbito do Movimento Somos Coimbra.

Honra por finalmente sentir que posso fazer alguma coisa para mudar a Cidade, que tanto precisa de ser melhorada. Em particular, a política de juventude municipal tem, urgentemente, de ser repensada e de rapidamente evoluir no sentido de corrigir o que de muito pouco tem sido feito nos últimos anos. Em consequência da falta de políticas municipais de médio e longo prazo, fundamentalmente no que diz respeito às gerações mais jovens, é hoje habitual em Coimbra que a grande maioria dos estudantes universitários residentes em Coimbra, uma vez terminado os seus cursos, sejam obrigados a sair da cidade, rumo às grandes áreas metropolitanas do país mas também, cada vez mais, para cidades de pequena e média dimensão, mais próximas de Coimbra.

Acresce a esta realidade bem conhecida de todos nós, uma outra, mais recente, que se prende com a vontade cada vez mais comum dos jovens residentes em Coimbra com menos de 18 anos de abandonar Coimbra no momento em que escolhem uma Universidade para estudar, o que é ainda mais preocupante e revelador daquilo que Coimbra não tem para lhes/nos oferecer. Digo isto porque, conhecendo muitos destes casos, sei que na sua grande maioria saem, não por não verem na Universidade de Coimbra uma instituição de excelência, mas sim porque, vendo noutras cidades outras instituições com o mesmo grau de excelência, preferem aliar a escolha da Instituição de Ensino Superior a uma cidade onde irão viver durante três, quatro ou cinco anos que lhes possa dar mais valias tanto a nível de procura de emprego no final do seu percurso académico, como também melhores possibilidades de acesso a cultura, desporto de alto rendimento, melhor mobilidade na cidade e possibilidade de viverem e aproveitarem de melhor forma os locais verdes e históricos das novas cidades que acabam por escolher.

Em tudo isto que acabo de enumerar Coimbra perde por cada vez mais pontos e com cada vez mais cidades Portuguesas. Estamos parados no passado, há demasiado tempo!

São estes os principais problemas que me levaram a querer contribuir neste projecto que, com base no contributo de pessoas completamente descomprometidas com interesses políticos, quer trabalhar para mudar e melhorar a nossa cidade.

No meu entender, a C.M. Coimbra tem de criar condições para que os jovens que nasceram e vivem na cidade, chegando a altura de começarem a trabalhar e a contribuir directamente para a sociedade possam fazê-lo na sua cidade, se assim bem entenderem.

Para isso, construímos um grupo de trabalho para pensar Coimbra a médio e longo prazo, que conta já com algumas dezenas de jovens que vivem em Coimbra e que se preocupam, como todos nós, com o futuro da nossa cidade. A todos eles deixo uma palavra de profunda consideração e agradecimento, pois têm sido e vão continuar a ser esseciais neste movimento e no futuro de Coimbra. E posso desde já adiantar que as primeiras destas reuniões foram extremamente produtivas, com um brainstorming super intenso e que, com isso, estamos já a construir um programa e projecto de juventude que estará pronto para ser apresentado à cidade no mês de Setembro.

Durante este período iremos ainda reunir com as diferentes Associações de Estudantes do Ensino Universitário existentes na cidade de Coimbra e ainda com as várias Júniores Empresas sediadas na nossa cidade, por exemplo, para termos uma visão mais abrangente daquilo que pode ser o futuro de Coimbra e que podemos construir em conjunto.

Lamentavelmente, esta ligação aos jovens da cidade através deste tipo de estruturas não tem acontecido com este executivo. Da nossa parte, a vontade é não só fazê-lo neste período pré eleitoral e mesmo eleitoral, mas sobretudo fazê-lo durante o mandato, se o desfecho do processo eleitoral for o que todos desejamos.

Por fim, deixo uma mensagem a todos os jovens da nossa cidade. Juntem-se a nós se tiverem vontade de alterar para melhor o rumo de Coimbra.

José Manuel Silva já mostrou por diversas vezes e em diferentes contextos que conta connosco, população jovem, para

Também por isso, deixo publicamente o meu obrigado ao Professor, por acreditar em nós e por acreditar em Coimbra.

É também a minha convicção que, connosco, será mais fácil voltar a por a nossa cidade onde realmente merece, tornando-a num Município em que todos os conimbricenses se sintam bem e felizes.

Com o Movimento Somos Coimbra podemos finalmente fazer com que a nossa cidade entre no Século XXI.

Vamos a isso!

Nós, os mais novos, queremos estar na linha da frente desta mudança. Nós, os mais novos, VAMOS estar na linha da frente desta mudança!

Discurso proferido durante a inauguração da Sede Somos Coimbra.

bottom of page