top of page

Obras na Curva da Zouparria: "Questões técnicas têm de prevalecer em relação às políticas"


2ª parte da intervenção da vereadora Ana Bastos na Reunião de Câmara de 25 de janeiro de 2021


Foi interessante constatar a relevância que a população local atribui a esta retificação face, não só aos acidentes e aos conflitos rodoviários que aí se registam, mas sobretudo pela necessidade premente de conferir segurança aos movimentos pedonais que ali se concentram, no acesso das crianças à escola primária e dos habitantes locais à paragem dos transportes públicos localizada em Sargento de Mor. Foi por isso com surpresa e revolta que receberam a notícia de que se perspetivava a construção de uma valeta espraiada em substituição do passeio, tão desejado e aguardado.


Sr. Presidente, este é um exemplo onde as questões técnicas têm de prevalecer em relação às políticas, devendo o passeio ligar de forma contínua a plataforma existente no centro do lugar, até aos passeios já materializados na aproximação à escola. A sua substituição por uma valeta espraiada em calçada, para além de não salvaguardar as condições mínimas de segurança dos peões (tendência para os veículos invadirem a valeta no intradorso da curva na procura de trajetórias mais rápidas), revela-se ainda desconfortável para os peões, tornando-se intransitável em dias de chuva.


Estamos crentes que o Sr. Presidente não quererá acarretar com a responsabilidade de eventuais atropelamentos que venham aí a ocorrer. Assim, desafiamos o Sr. Presidente a tirar finalmente o pau da roda deste processo e aprovar este projeto, com carácter de urgência, na sua versão inicial.

Ler primeira parte da intervenção da vereadora Ana Bastos aqui.

bottom of page