top of page

O regresso de Coimbra



Bernardo Albuquerque Nogueira #somoscoimbra

Coimbra está hoje em dia parada no tempo, presa no passado. É urgente que façamos alguma coisa, que mudemos, que transportemos finalmente a cidade para o século XXI, que pensemos o presente e o futuro.

Ora, o presente e o futuro não existem sem os jovens. E Coimbra, nos tempos que correm, não se preocupa com os jovens, com os seus jovens. Não se preocupa porque não lhes dá oportunidade de viver na cidade em que nasceram e onde cresceram, não lhes dando condições de trabalho no início da sua carreira profissional, obrigando os a sair da nossa cidade.

Sinto-me realmente assim, abandonado pela minha cidade, que vejo sem rumo, sem projeto sustentado para o amanhã, desligada de quem deveria ser o seu presente e o seu futuro. E é por isto que estou convicto de que é altura de mudar, de mudar para uma governação da cidade que realmente tenha um programa para apresentar, com gente que sabemos que o vai cumprir e que seja capaz de, juntamente com todos os conimbricenses, devolver à cidade a importância que teve outrora e que hoje, manifestamente, não tem.

A ligação às associações de estudantes e juvenis, sejam culturais, desportivas ou empresariais, tem de ser, neste sentido, um dos principais desígnios da Câmara, trabalhando para a cooperação entre instituições, pois, só assim, em conjunto, poderemos evoluir enquanto comunidade.

Outro dos aspectos essenciais, não só para a ligação da cidade com os seus jovens mas também para o projeto de Coimbra a longo prazo, é sabermos cuidar do nosso património e aproveitarmos os nossos espaços. Infelizmente, não é isso que tem acontecido na nossa cidade.

A Baixa e o Jardim de Sereia são dois grandes exemplos que têm de passar a ser importantes na vida da comunidade jovem de Coimbra. Também o rio Mondego e as suas margens devem ser tratadas, preservadas e requalificadas, para que possam ser efetivamente aproveitadas por todos, sem exceções e interrupções.

É exatamente isto que nos propomos fazer: a partir dos principais problemas estruturais da cidade, conseguir criar as melhores soluções para o futuro de Coimbra e das suas pessoas.

Desafio-vos a todos e a todas a estarem atentos ao nosso Movimento, juntando-se a ele se assim entenderem, as portas estão abertas a todos os que vierem por bem. A seu tempo, poderão conhecer o nosso programa eleitoral e nele ver o que propomos, concreta e especificamente, para a mudança que Coimbra tão necessita.

Cantava Luiz Goes que “É preciso Acreditar”. Também hoje precisamos de acreditar num futuro para Coimbra, que nos envolva a todos e que seja muito melhor do que os anos que passaram. E somos todos essenciais para que esta mudança aconteça, porque todos ‘Somos Coimbra.

Texto publicado no Diários As Beiras dia 24/07

bottom of page