top of page

"Esta não é uma resposta que dignifique esta Câmara"


2ª parte da intervenção do vereador José Manuel Silva, na Reunião de Câmara de 8 de março de 2021


Visitámos a Dª Regina, no Beco das Canivetas. Numa análise superficial, poderíamos achar que está bem, em pleno coração da Baixa de Coimbra, numa casa camarária recuperada há dois anos. Mas quando aprofundamos a sua história e olhamos com um pouco mais de atenção, percebemos rapidamente que não está nada bem. Para além de, mais uma vez, ouvirmos queixas amargas pela forma como é atendida nesta Câmara pelo Departamento de Edifícios e Equipamentos Municipais e pelo pelouro da Habitação Social, e da extrema insegurança e medo com que vive naquela zona da cidade, onde já foi assaltada e onde vê passar droga, verificámos como não é adequada uma casa com dois lanços de escadas com corrimão instável preso a pladur, infiltrações graves e humidades visíveis, que fotografámos, além de outros problemas já assinalados à Câmara, para uma doente cardiopulmonar, com osteoartroses, cegueira parcial e outras doenças.


Sem dinheiro para aquecimento e numa casa que praticamente nunca recebe o sol, ficámos chocados com a resposta da Câmara a uma pessoa que precisa da caridade alheia para sobreviver, pois apenas tem uma reforma de 334 euros e um filho doente e desempregado, quando pediu para retirar o bidé para colocar um secador de roupa na casa de banho; teria de custear todas as despesas, incluindo a ligação elétrica, e guardar, não sei aonde, o bidé, as torneiras e os restantes acessórios para uma futura reposição.


Esta não é uma resposta que dignifique esta Câmara, e está em contradição com a integração de Coimbra na rede de cidades portuguesas – Capital Europeia da Economia Social 2021! Obviamente, esta senhora precisa de um rés-do chão para viver e de mais apoio social, pois é claramente insuficiente aquele que já recebe, incluindo da Comissão Social de Freguesia e até do presidente da Junta.

Fazemos aqui um apelo para que a Câmara atenda com mais atenção e carinho aos problemas de habitação da Dª Regina.


Leia a primeira parte da intervenção do vereador José Manuel Silva aqui.

Leia a terceira parte da intervenção do vereador José Manuel Silva aqui.

bottom of page