Boletim #37 (28 de agosto de 2020)

Os jovens de Coimbra não se inscrevem nos Centros de Emprego - vão-se embora!

 

 

 


Os jovens de Coimbra não se inscrevem nos Centros de Emprego - vão-se embora!

O concelho de Coimbra tem tido uma perda dramática de jovens, que vão procurar emprego noutras cidades e até fora do país, como o Movimento Somos Coimbra já mostrou: em 2001 havia em Coimbra doze mil jovens entre os 25 e os 29 anos, mas em 2018 já só havia cinco mil.

Victor Batista (VB), destacado militante socialista local e atual presidente do Conselho de Administração do IParque, publicou no Diário As Beiras um texto em que tentou mostrar que isto não é um problema, em resposta a um artigo no Público do vereador José Manuel Silva.

VB argumenta que a taxa de desemprego em Coimbra é baixa. É demagogia pura, por duas razões essenciais: primeiro, porque a maioria dos jovens de Coimbra vão-se embora, pois arranjam bons empregos noutras cidades e no estrangeiro, sem se inscrevem nos Centros de Emprego. Segundo, porque o indicador que VB usa, retirado da Pordata, não é a taxa de desemprego, mas sim "Desempregados inscritos nos Centros de Emprego (CE) e de Formação Profissional no total da população residente com 15 a 64 anos", pois não existem taxas de desemprego por concelho - o INE é a única entidade credenciada pelo Eurostat para calcular a taxa de desemprego em Portugal e apenas apresenta valores para o País e NUTS II (grandes regiões).

 Ver aqui a resposta de José Manuel Silva a Victor Batista

Aeroporto: Palavra dada é palavra honrada

A propósito da discussão pública da “Visão Estratégica para o Plano de Recuperação Económica de Portugal 2020-2030” de António Costa Silva, o Partido Socialista de Coimbra veio retomar a "reivindicação" de um aeroporto para Coimbra/Região Centro. Tentam branquear a promessa feita nas últimas eleições autárquicas de que ele estaria pronto no atual mandato, que termina daqui a um ano.

O Movimento Somos Coimbra juntou diversos documentos relevantes, que disponibiliza a todos numa nova secção do seu sítio na Internet:

https://www.somoscoimbra.org/aeroporto

 

É particularmente relevante lembrar neste contexto as palavras do Presidente da Câmara, que podem ser lembradas em https://www.youtube.com/watch?v=Yme40_9hxXo

Cartoon da autoria do Movimento Humor

Regulamento Geral de Taxas e Preços Municipais da CMC em Consulta Pública

Está em consulta pública o Regulamento Geral de Taxas e Preços Municipais da CMC (ver divulgação no Facebook ). Só com a lista das taxas e preços, são 43 páginas muito densas. É muito instrutivo ver a quantidade incrível de taxas e preços existentes no município, e pensar na burocracia correspondente.

 

Os documentos em consulta pública podem ser obtidos aqui

No Ameal, a passagem superior sobre a linha férrea só faz parte do caminho

A CMC aprovou a construção de várias passagens superiores sobre a linha férrea, o que se saúda. Mas, no Ameal, numa zona onde a estrada e a linha férrea estão lado a lado, vai ser preciso subir e descer duas vezes, em vez de ser tudo feito de uma vez só, como seria racional..

Ler mais informação aqui