top of page

Somos Coimbra propõe que CMC assegure a fixação da Secção Regional do Centro da OA na cidade


2ª parte da intervenção da vereadora Ana Bastos na Reunião de Câmara de 12 de outubro de 2020



Sr. Presidente, é público que a Secção Regional do Centro da Ordem dos Arquitetos (OA) foi recentemente constituída, tendo como presidente eleito o Sr. Arquiteto Carlos Reis Figueiredo, encontrando-se atualmente a procurar instalações para sediar a sua instituição.


Já foram encetados vários contactos com autarquias locais da Região Centro, sendo que todas lhe tem aberto as portas, com propostas irrecusáveis. Apenas Coimbra ficou a pensar em possíveis soluções…. Aveiro e Viseu estão na linha da frente, a lutar pela fixação da instituição, enquanto Coimbra aguarda na retaguarda, com uma absoluta ausência de iniciativa.


Sr. Presidente, Coimbra alberga a única escola de Arquitetura da Região Centro, à qual se associa uma formação de excelência, e sem qualquer prepotência, a melhor escola de referência do nosso país, pelo que é aqui, em Coimbra, em total sinergia com as instituições de ensino superior e com a Ordem dos Engenheiros que a OA deve ficar sediada.


Esta será uma mais valia para a Arquitetura Nacional e para a cidade de Coimbra ao receber os representantes de profissionais que assumem um papel transversal para os interesses económicos e sociais do país, e por inerência com evidentes benefícios para a própria autarquia e para o património histórico e monumental classificado.


Por isso, desafiamos aqui o Sr. Presidente a encetar contactos urgentes com o Presidente da secção Regional OA e a assegurar que Coimbra contará com a sede desta instituição, numa contínua afirmação da cidade pela sua relevância académica e profissional, na área da Arquitetura.


Coimbra não pode desperdiçar esta oportunidade e estamos convictos que o PS Coimbra, não quererá acarretar o ónus desta fuga para um concelho vizinho!


Ler a primeira parte da intervenção da vereadora Ana Bastos aqui.


bottom of page