top of page

Executivo da UF de Souselas e Botão congratula-se com alargamento dos SMTUC à zona norte do concelho



O Executivo da União de Freguesias (UF) de Souselas e Botão congratula-se com o anúncio feito pelo Município de Coimbra do alargamento dos Serviços Municipalizados de Transportes Urbanos de Coimbra (SMTUC) à zona norte do concelho, depois de largos meses de contestação das populações de Souselas e Botão.


Mais de um ano depois (dezembro de 2019) de os SMTUC terem chegado à zona sul, a Câmara Municipal de Coimbra (CMC) finalmente entendeu as carências da população da zona norte, tantas vezes reclamadas pela UF de Souselas e Botão e pelos seus fregueses. Recorde-se, por exemplo, o caso dos alunos sem transporte (em maio de 2020), em que foi o presidente da Junta de Souselas e Botão, Rui Soares, a assegurar o transporte voluntariamente.


O alargamento proposto pela CMC, que será debatido na Reunião de Câmara da próxima segunda-feira, arranca já em abril. Souselas, Marmeleira, São Martinho do Pinheiro, Cioga do Monte e Zouparria do Monte passarão a ser servidos pela Linha 50 (Manutenção/Sargento Mor – via Trouxemil), que terá ainda a variante Linha 50M (Manutenção/Sargento-Mor – via Trouxemil e regresso por Marmeleira); a Linha 50T – Manutenção/Sargento-Mor (via Souselas), que terá a variante 50S (Manutenção/Sargento-Mor – via Souselas e Marmeleira); e a Linha 51 (Manutenção – Marmeleira – via Souselas). Já para chegar às povoações de Outeiro do Botão, Botão, Larçã, Mata de São Pedro, Paço, Póvoa do Loureiro e Paúl, será criada a Linha 52 (Pedrulha/Póvoa do Loureiro – via Mata de S. Pedro), com as variantes 52M (Pedrulha/Mata de S. Pedro), 52P (Pedrulha/Póvoa do Loureiro); 52T (Pedrulha/Mata de S. Pedro – via Botão).


Recorde-se que atualmente algumas destas localidades são servidas por linhas intermunicipais com uma oferta muito escassa e pouco representativa das necessidades da população local. Segundo o anúncio da autarquia, com a entrada em funcionamento deste novo serviço, as localidades de Souselas, Outeiro do Botão (Cruzamento), Botão (Cruzamento) e Larçã, terão uma oferta de transporte público de 34 viagens aos dias úteis, 14 viagens ao sábado e quatro viagens ao domingo e feriados; as localidades de Botão e Mata de São Pedro terão uma oferta de serviço de 13 viagens aos dias úteis, seis aos sábados e duas ao domingo e feriados; e as localidades de Outeiro do Botão, Paço, Póvoa do Loureiro e Paúl uma oferta de serviço de 12 viagens aos dias úteis, seis aos sábados e duas ao domingo e feriados. Já as localidades de Marmeleira e São Martinho do Pinheiro terão um reforço do serviço de transporte público de 20 viagens aos dias úteis, 10 viagens ao sábado e 4 viagens ao domingo e feriados, enquanto que Souselas e Zouparria do Monte passarão a ter 54 viagens aos dias úteis, 32 viagens ao sábado e 17 viagens ao domingo e feriados.


Importa ainda referir que os novos serviços vão ter um período experimental, a decorrer até ao início do ano letivo 2021/2022, para avaliar o funcionamento das linhas em período letivo e não letivo, pelo que poderá haver ajustes. Durante este período, a autarquia garante que os residentes que atualmente acedem aos passes bimodais poderão continuar a usufruir deste serviço e vão passar também a ter acesso às tarifas sociais praticadas pela autarquia.



Executivo da União de Freguesias de Souselas e Botão

4 de março de 2021


bottom of page