top of page

Somos Coimbra visita AFSD - Centro Cavalo Azul em dia de Festa de Natal

Para assinalar a quadra natalícia, marcada pela solidariedade, o Movimento Somos Coimbra marcou presença na Associação de Famílias Solidárias com a Deficiência (AFSD) – Centro Cavalo Azul, em Marco dos Pereiros, para conhecer a realidade da instituição.


José Manuel Silva com Luís Costa, Diretor Técnico do Centro Cavalo Azul, e Manuel Miranda, pai de um dos residentes


José Manuel Silva, um dos vereadores eleitos pelo Movimento Somos Coimbra, visitou a instituição no dia em que esta celebrou a sua Festa de Natal. Entre abraços e cumprimentos aos residentes e aos utentes do Centro Cavalo Azul, ainda em espírito de festa, o vereador percorreu a instituição dividida entre lar, que conta com 12 residentes, e centro ocupacional, com 30 utentes.


Para além de conhecer os residentes e os funcionários do Centro Cavalo Azul, José Manuel Silva tomou ainda contacto com algumas das dificuldades da instituição. Uma das mais visíveis passa pelas acessibilidades, em que um trajeto de cerca de 100 metros, que facilitaria a circulação do Centro, está fechado. A instituição tem tentado resolver esta questão, junto da Câmara Municipal de Coimbra e da Infraestruturas de Portugal, mas sem sucesso. Desta forma, ficam localizados num beco e sem grandes possibilidades de fuga em caso de emergência. Por exemplo, quando há funerais na localidade, as carrinhas de transporte de utentes chegam mesmo a ficar paradas até ao final da cerimónia fúnebre.


A instituição lida com casos de doenças raras e deficiências muito profundas e, nesse sentido, aposta no forte acompanhamento aos utentes, traduzido em 26 funcionários. Com uma forte lista de espera, o Centro Cavalo Azul vive ainda de muitas campanhas de solidariedade e conta já com a perspetiva de alargamento, avaliada em 250 mil euros, na sequência de um donativo particular.


Para além do acompanhamento dos utentes e residentes, o Centro Cavalo Azul aposta ainda no apoio a pessoas com deficiência ou incapacidade na sua vida ativa, através do Centro de Apoio à Vida Independente da Cavalo Azul, projeto piloto cofinanciado pelo Portugal 2020, pelo PO ISE e pela União Europeia, através do Fundo Social Europeu.



bottom of page