top of page

Somos Coimbra publica Carta Aberta aos trabalhadores da CMC


Não percam a esperança no futuro!

Sabemos como tem sido difícil e desnecessariamente dificultada a vida e o trabalho dos funcionários da Câmara Municipal de Coimbra (CMC), em particular neste período da pandemia COVID-19, com muitos a serem sujeitos a um verdadeiro mobbing laboral de múltiplas matizes. Muitos munícipes não têm sequer uma ideia aproximada do que se passa e de como a Câmara funciona.


Sabemos como a Lei tem sido relegada para segundo plano e como impera sempre a vontade autocrática e discricionária do Chefe, que muitos temem, mas poucos prezam, sem cuja palavra nada se decide, nada se faz e tudo se atrasa.


Acreditem que em breve poderão trabalhar numa instituição que vos respeite como pessoas e como funcionários, que reconheça as vossas competências, que privilegie o mérito e não o nepotismo, que promova a atualização de conhecimentos e a formação profissional, que respeite e cumpra a Lei, que ouça os vossos problemas e considere as vossas opiniões e sugestões, que corresponda aos vossos legítimos anseios, que fomente o vosso desenvolvimento pessoal e profissional.


Acreditem que, quando na governação da Câmara estiver um Líder competente, rigoroso e responsavelmente descentralizador, com provas dadas numa carreira profissional exigente e sensível, tudo será diferente, para muito melhor. Dará gosto trabalhar em equipa numa estrutura bem organizada, integrada e articulada, moderna, humana, inovadora, aberta, criativa e orientada para o interesse e serviço público. Para bem do funcionamento da Câmara, do desenvolvimento do Concelho e da resolução dos problemas dos munícipes.

Haverá condições adequadas de trabalho, os trabalhadores sentir-se-ão motivados, gratificados e reconhecidos no desempenho das suas funções e os munícipes e empresários, independentemente da sua condição, terão uma resposta pronta da Câmara, sem processos a arrastarem-se durante anos.


Para cada pergunta haverá uma resposta competente, para cada problema haverá uma solução adequada, para todos haverá uma palavra amiga e de apoio.


Acreditem que a Câmara de Coimbra pode funcionar bem. O futuro já não vem longe.

Acreditem e não percam a esperança.


Movimento Somos Coimbra, abril de 2020

bottom of page