top of page

Movimento Somos Coimbra está coeso, firme e mobilizado



Com esta nota informativa, que se destina em primeiro lugar aos simpatizantes do Somos Coimbra e a informar factualmente os Conimbricenses da recente clarificação interna do movimento, pretendemos reafirmar que Coimbra pode continuar a contar connosco e que nada nos desviará daquele que sempre foi o objetivo central do movimento: enriquecer a democracia com uma forma independente de pensar e de estar, congregar vontades, dinamizar Coimbra e inverter a decadência do concelho.


Naturalmente, lamentamos a recente saída de alguns elementos do Somos Coimbra e agradecemos a contribuição que deram ao movimento.


Sempre nos uniu a vontade de mudar Coimbra, a convicção de que isso é possível e uma conceção de Coimbra competente para se afirmar como líder inquestionável do processo de desenvolvimento da região. A saída agora de alguns elementos do Movimento em nada abala esta nossa orientação. Representa tão somente a solução que encontraram em face de um processo desejável de discussão aberta e democrática de caminhos possíveis.


Com efeito, defendem os elementos que saíram que temos de concorrer obrigatoriamente sozinhos às próximas eleições autárquicas. Trata-se de uma posição oposta àquela que sempre foi a estratégia aprovada nos órgãos próprios e debatida publicamente nos eventos do movimento, como o histórico formal de deliberações confirma.


Note-se que a primeira decisão formal do movimento Somos Coimbra no sentido de procurar pontes com outras forças políticas foi tomada consensualmente em reunião da Comissão Política (CP) de novembro de 2019. A síntese da reunião contém essa conclusão e, comunicada a todos os membros, não suscitou qualquer discordância.


Foi precisamente esta posição que foi consolidada ao longo dos meses seguintes e que, afinal, foi novamente expressa na moção aprovada nas eleições internas de julho passado, que elegeu o coordenador e a nova CP, reiterando uma estratégia clara para o movimento, com 97,4% de votos favoráveis e sem nenhum voto contra. Nessa moção pode ler-se:


"No prosseguimento do seu objetivo de trabalhar para recuperar o prestígio do passado e acelerar o desenvolvimento rumo ao futuro, promovendo um melhor lugar no todo nacional e a globalização de Coimbra, o movimento estará sempre disponível para procurar consensos alargados com outros movimentos ou partidos políticos, sem aceitar projetos que representem uma secundarização ao partidarismo que impera em Portugal e recusando quaisquer ligações a grupos extremistas. "


Acresce que vários dos agora demissionários participaram ativamente nos contactos que entretanto foram estabelecidos e nas reuniões com outras forças políticas, sempre relatadas e debatidas na CP, dentro da linha estratégica aprovada.


Inopinadamente, alguns elementos propuseram uma inflexão súbita e absoluta da estratégia do movimento. Sempre com total abertura ao diálogo e às ideias, foi convocada uma reunião extraordinária da CP. Nessa reunião, que decorreu na passada segunda-feira, após um animado debate, o movimento Somos Coimbra reafirmou os princípios aprovados na moção estratégica referendada, tendo vários dos que agora saíram feito uma declaração final explícita afirmando que respeitavam o resultado democrático da votação.


O movimento Somos Coimbra entende que uma postura de "orgulhosamente sós" não só remete para tempos de má memória, como não leva a lado nenhum. Constituir um movimento de cidadãos independentes não é um mero objetivo intelectual, mas sim uma via para melhorar a vida dos habitantes do concelho de Coimbra. Coimbra deve estar acima de tudo e não pode continuar a sofrer com divisões, sensibilidades e querelas pessoais.


A política é a arte do compromisso, salvaguardados os valores éticos fundamentais, e a democracia enriquece-se com a construção de entendimentos que correspondam aos anseios da população e que permitam promover a concretização do programa do Somos Coimbra, no sentido do tão urgentemente necessário desenvolvimento, crescimento e afirmação do concelho de Coimbra.


Esclarece-se ainda que não estava na mesa, nem nunca esteve, qualquer integração de membros do Movimento em listas de qualquer partido.


O que temos procurado é a construção de uma plataforma alargada de várias forças políticas para devolver a esperança aos munícipes através de uma candidatura abrangente e vencedora das próximas eleições autárquicas, pois Coimbra não aguenta mais a incompetência de quem a trouxe até ao declínio em que se encontra. Caso essa plataforma não seja possível, o Somos Coimbra concorrerá sozinho às próximas eleições, circunstância para a qual se tem vindo a preparar intensamente. O exercício cívico autárquico dos passados três anos é a demonstração inequívoca da invendável independência do movimento Somos Coimbra.


Parafraseando Mark Twain, as notícias da morte do Somos Coimbra são manifestamente exageradas. O movimento mantém-se coeso e preparado para assumir sem receio a responsabilidade da governação de Coimbra, com todas as equipas determinadas, operativas e a funcionar em pleno, como facilmente se perceberá com a passagem dos dias.


Contamos com toda(o)s os que querem unir e construir um novo e forte futuro para Coimbra.


Vamos mudar e desenvolver Coimbra!


Viva Coimbra.


A Comissão Política do movimento Somos Coimbra,

22/10/2020

bottom of page