top of page

Estatísticas mostram decadência de Coimbra

Intervenção inicial da deputada Lúcia Santos Ferraz, na Assembleia Municipal de 29 de julho de 2021


Cartoon da autoria do Movimento Humor



Esta é, provavelmente, a última, ou penúltima, reunião desta Assembleia Municipal, e impõe-se fazer aqui um breve balanço do reflexo que estes 4 anos tiveram em Coimbra.

Infelizmente, pouco há a dizer de positivo.


O que agora se diz é o mesmo que se poderia ter dito há 4 anos. Coimbra está estagnada. Os anos passam e nada de verdadeiramente significativo acontece ou muda na cidade. E o que nos dizem os indicadores é que, aquilo que muda, é para pior.

Desde logo, no período 2001 a 2021, Coimbra perdeu cerca de 5% da população, contando atualmente com 140796 residentes, sendo hoje apenas o 16º concelho do país. No período 2011-2021, Coimbra perdeu 2600 residentes (-1,8%). No mesmo período Portugal sofreu uma descida de 2% da população. Braga cresceu 6,5%, Aveiro cresceu 3,1%, Leiria cresceu 1,4%, Faro cresceu 3,9%, Setúbal cresceu 2,1%. São enormes as disparidades, que confirmam o declínio relativo e absoluto de Coimbra.


Coimbra é uma cidade cada vez mais envelhecida, com um índice de envelhecimento, em 2020, de 206,5, longe da média nacional que se situa nos 167. O que não se estranha, já que Coimbra perdeu 50% dos jovens entre os 25 e os 29 anos. É, aliás, o 2º pior concelho do país na perda de jovens residentes dos 25 aos 29 anos, por falta de emprego e de oportunidades. O emprego disponível em Coimbra reduziu em 7%, em claro contraste ao crescimento de 13% no Continente, de 7% na Região Centro e de 8% nos concelhos limítrofes de Coimbra.


No Ranking Global dos municípios de grande dimensão, quanto aos municípios com melhor eficiência financeira comparativa, Coimbra tem vindo a decair, 11º em 2017, 17º em 2018, 18º em 2019, evidenciando inequivocamente a má gestão do município.


E muito mais haveria a dizer!


E não, não se trata de maledicência! A fotografia não é nossa; são dados oficiais da PORDATA (INE) e do Anuário Financeiro dos Municípios Portugueses.


Coimbra tem todos os ingredientes para se tornar no motor de desenvolvimento da região centro, mas na cozinha não se sabe o que fazer aos ovos, à manteiga e à farinha! Não há receita! Falta estratégia, falta visão política e falta ambição! Continuamos sentados no sofá, com a mantinha sobre as pernas, a ver a banda passar.


Um fraco rei faz fraca a forte gente... dizia o nosso grande Camões n’ Os Lusíadas.


Sem pretendermos ser demasiado exaustivos, citemos apenas alguns exemplos daquilo que tem vindo a demonstrar à saciedade a inépcia e incompetência deste governo socialista.


Comecemos pelo claro divórcio da cidade com o rio. Anunciam agora, com estrondo, uma nova relação de harmonia entre a cidade e o rio Mondego como uma das fortes apostas para o próximo mandato, quando, durante os últimos 8 anos, não moveram uma palha nesse sentido. A intervenção, se assim a podemos chamar, limitou-se à destruição de uma parte da galeria ripícola que protegia as suas margens, levando a que, em poucos anos, o mesmo tenha que ser desassoreado. Plantaram-se, aqui e ali, umas ciclovias, descontinuas e inseguras que, apesar de importantes, sabem a pouco.


Não podemos deixar de citar, também, a postura da Câmara relativamente à Maternidade e ao Hospital dos Covões. Durante os últimos 4 anos, o executivo mais não fez do que inviabilizar o avanço do projeto no CHUC, permitindo o desmantelamento progressivo e a desvalorização do hospital dos Covões.


Falemos agora daquele que é, provavelmente, o projeto mais importante da próxima década; a paragem de alta velocidade. Ao avançarem com o projeto da estação B, incompatível com a passagem do comboio a alta velocidade, estamos a empurrar Coimbra para fora da rota de desenvolvimento da linha de alta velocidade, e, mais uma vez, o PS prepara-se para deixar Coimbra a ver os comboios passar…


Por fim, numa altura em que estamos fortemente empenhados na descentralização, e sendo o Presidente da Câmara de Coimbra igualmente Presidente da ANMP, deveria dar o exemplo, impulsionando e promovendo a descentralização de competências para as suas freguesias. Ao invés disso, e para além de nunca se ter definido uma estratégia para as freguesias, a Câmara tem-se empenhado em asfixiá-las, cortando e atrasando as verbas que lhes são devidas.


Para evoluir, desenvolver-se e sair deste anacronismo atávico, Coimbra tem de criar emprego e fixar os jovens, atrair investimento e novas empresas para a cidade e para a região; atrair investimento, de maior envergadura, de fora da cidade, porque o tecido empresarial da cidade perdeu muita da sua vitalidade e músculo financeiro. Coimbra tem boa qualidade de vida, tem uma excelente base de recrutamento de jovens qualificados, tem bons centros de I&D e bons serviços. Mas falta a capacidade do poder político, concretamente aliando-se a empresas e à Universidade para, em conjunto, definirem uma estratégia e um plano de ação consistente e de longo prazo.

Coimbra não oferece nenhum atrativo aos empreendedores, para as pessoas que verdadeiramente transformam e fazem coisas acontecer. Torna-se fundamental recuperar Coimbra como a cidade líder nas áreas da Inovação e do Conhecimento, através da promoção de estratégias e de políticas de angariação e retenção do talento.


O percurso de Coimbra, à volta do conceito e da tradição das grandes cidades universitárias, também se perdeu com o tempo, deslocando o conceito da cidade para uma evolução focada exclusivamente em clusters como o da saúde ou das TIC. A saúde é uma das áreas com maior potencial em Coimbra, mas não pode ser a única área de especialização, pois seria insuficiente em termos económicos e representaria um desperdício do conhecimento de ponta existente noutras áreas.


Mas, lamentavelmente, até a inovação na área da saúde e das TIC, não encontraram em Coimbra terreno fértil para crescer, e foram absorvidas por outras cidades e regiões que conseguiram seduzir alguns dos talentos aqui formados. Nomeadamente o Porto (cluster da saúde) e o eixo Braga/Guimarães (cluster TIC).


Numa cidade onde o conhecimento é o fator predominante, e apesar da vida académica viva, onde é que para a efervescência cultural que vemos noutros centros mundiais do saber, como Bolonha, Barcelona ou Salamanca? Onde estão as manifestações culturais de vanguarda, disruptivas, as mostras internacionais de música, teatro, dança e artes plásticas, que possam trazer a esta cidade pessoas de todo o país? Nem só de artes mágicas se faz a cultura!


Coimbra tem vindo, progressivamente e de forma acentuada, a perder a importância que já teve no contexto nacional. Deixou de ser a (quase única) cidade produtora de conhecimento no país, e não soube (ainda) encontrar outro caminho para se desenvolver. Coimbra vive demasiado de glórias passadas, não cuida do presente e não constrói o futuro.


É urgente encontrar um novo paradigma para esta cidade, assente num modelo gerador de riqueza, que fixe e atraia jovens especializados, em volta de um projecto que a todos una.


Para além da evidente falta de visão e de estratégia, ao Governo do PS que tem gerido os destinos da cidade nos últimos anos, falta claramente assumir e incorporar aquilo que são verdadeiramente os valores da democracia e da transparência na gestão autárquica.


É uma Câmara para quem escutar as críticas da oposição exige paciência de chinês. Uma maçada!


É uma Câmara que, perante as inúmeras propostas políticas apresentadas pela oposição, mais não lhe ocorre do que apelidar o candidato opositor de Frankenstein. É pouco, meus Senhores… Coimbra merece mais do que isto.


E tem absoluta razão o Vice-Presidente da CMC quando refere que “a política se faz de projectos políticos e de uma paixão inabalável pela Cidade de Coimbra”. Projeto político para a cidade nós temos, o do PS desconhecemos… Paixão inabalável pela Cidade também temos; a diferença é que a nossa paixão não é meramente platónica! A nossa paixão pretende ser consumada e criar vida no município.


Coimbra merece um novo rumo!

bottom of page