top of page

Direito de preferência: CMC está a impedir investimento privado e criação de emprego na Baixa

Posição dos vereadores do Somos Coimbra sobre o Exercício do direito de preferência referente ao Prédio sito na Rua Ferreira Borges, apresentado na Reunião de Câmara de 31 de maio


A Baixa de Coimbra precisa urgentemente de investimento, de criação de emprego, de dinamização económica e de uma maior presença humana a todas as horas. Ao exercer o direito de preferência na aquisição do prédio da R. Ferreira Borges, nº12, a coligação PS-PCP/CDU está a sobrepor-se e a impedir um investimento privado na Baixa, de quase 2 milhões de euros, que poderia constituir um novo estímulo e uma nova dinâmica empreendedora para, por oposição, permitir a simples transferência de serviços camarários da Rua da Sofia para a Rua Ferreira Borges.


Estando a venda do prédio inserida no sitio da “Casa Pronta” é porque existe pelo menos um interessando na sua aquisição, pelo que a CMC se está a substituir ao investimento privado e ao mesmo tempo a endividar-se, ao contrair um empréstimo bancário, para efetivar a correspondente compra.


O Somos Coimbra considera que uma decisão desta natureza deve ser acompanhada de um estudo económico que, tendo por base, a despesa de capital, as necessidades infraestruturais da autarquia e as rendas pagas, comprove a existência de um claro beneficio económico ou um manifesto interesse público com a aquisição do prédio.

Defendemos que a CMC invista urgentemente na Baixa de Coimbra, podendo fazê-lo em prédios devolutos e degradados que não gerem o interesse por parte do setor privado, potenciando a sua reabilitação e reconversão seja numa perspetiva empreendedora seja como potenciador de uma política de habitação a preços controlados.


Perante o profundo e contínuo declínio da Baixa, compete à CMC adotar ações que promovam a dinamização económica e a vivificação urbana daquele espaço, e não optar, como pretende fazer, pela tomada de decisões casuísticas com vista a recolocar serviços camarários, com horário normal de trabalho, e que irá contribuir apenas para a desertificação das ruas, particularmente ao final do dia. Sem por em causa o interesse e a necessidade da CMC para investir e dotar os serviços camarários de instalações e condições adequadas de trabalho, o Somos Coimbra defende que tal decisão deve ser devidamente fundamentada, com base numa análise justificativa.


É por decisões como estas que, entre 2002 e 2018, o emprego diminuiu em 7% no concelho de Coimbra, ao contrário do crescimento de 13% registado no Continente, 7% na Região Centro e 8% nos concelhos limítrofes de Coimbra.

O Somos Coimbra continua a defender que a recuperação da baixa deve ser objeto da elaboração de um plano específico de forma a definir a melhor forma de direcionar e privilegiar e estimular o investimento na revivificação da baixa. Essa revivificação deverá passar pela conjugação de investimento público e privado, já que apenas com investimento público não será possível dinamizar economicamente adequadamente a Baixa da cidade. A Coligação Juntos Somos Coimbra compromete-se a fomentar o investimento privado em Coimbra, para criar emprego e desenvolver o concelho. Por todas as razões, quer os vereadores do Somos Coimbra quer do PSD votaram contra esta proposta.


31 de maio


Os vereadores do Somos Coimbra

José Manuel Silva

Ana Bastos



bottom of page