SC volta a saudar a medida da CMC de duplicação do FMES, que já tinha sido proposta pelo Movimento


Cartoon da autoria do Movimento Humor


Na reunião de Câmara de 13 de julho o executivo municipal aprovou por unanimidade a duplicação do Fundo Municipal de Emergência Social (FMES) para 2020, aumentando-o para 316 mil euros. Esta era uma medida proposta pelo Somos Coimbra em março passado, que integrou o seu pacote de 47 Medidas Municipais de Emergência e que apresentámos formalmente na reunião da Câmara de 11 de Maio. Na altura a coligação PS-PCP classificou-a como “uma asneira” e “um absurdo sem fundamento”, recusando sequer agendar a sua discussão.


Esta semana a notícia dessa mesma duplicação voltou a ter destaque na comunicação social, mesmo sendo relativa a uma medida aprovada e noticiada há um mês, pois o presidente da Câmara entendeu assinar os cheques em público, para multiplicar a mesma notícia.

Recorde-se que o ritmo do reforço crescente da dotação assegurada ao longo dos últimos 5 anos (em 2015, a sua dotação foi de 68 mil euros; em 2016 de 93 mil euros; em 2017 de 100 mil euros; em 2018 subiu para 120 mil euros, e em 2019 foi de 150 mil euros) tinha sido interrompido inexplicavelmente em 2020, logo num ano em que a emergência social explodiu, demostrando uma total falta de visão e de preparação da CMC.


A evolução do valor do FMES ilustra os graves problemas sociais que se vivem no concelho de Coimbra e que urge enfrentar com medidas concretas de desenvolvimento económico e social.

SIGA-NOS

  • Facebook Clean Grey
  • Instagram Clean Grey
  • Twitter Clean Grey
  • YouTube - círculo cinza

© 2019  Movimento Somos Coimbra