top of page

PS reconhece que cometeu ilegalidades mas insiste em atentado urbanístico na Qta. de Voimarães


Cartoon da autoria do Movimento Humor



Ilegalidades são corrigidas, mas má vontade contra participação mantém-se


Por se terem alterado os termos da pronúncia aos interessados encetada em maio de 2017, o Partido Socialista viu-se obrigado a repetir o período de auscultação dos proprietários/titulares dos lotes integrantes do loteamento de Voimarães [1] [2]. Esta notificação relativa ao enorme aumento de construção no lote B foi divulgada através do edital 118/2021, entretanto afixado no próprio lote, mas que, à data da manhã de 4 de junho de 2021, ainda não tinha sido colocado no site da Câmara Municipal de Coimbra (CMC), ao contrário do que indica o próprio edital. (Nota: Na tarde de 4 de junho o referido edital já foi disponibilizado no site da CMC e pode ser consultado aqui).


Neste anúncio, a CMC corrige as ilegalidades de práticas anteriores (Edital n.º 94/2020 da Câmara Municipal de Coimbra, que pode ser descarregado aqui), permitindo que os proprietários/titulares dos lotes se pronunciem por correio eletrónico, e sem terem de se deslocar presencialmente à Câmara Municipal, como sempre dissemos que teria de ser. Os aspetos negativos são o facto do Partido Socialista ter decidido encurtar o período de auscultação a 10 dias (prazo mínimo estabelecido no artigo 34.º do Regulamento Municipal de Urbanização e Edificação, o que é muito pouco tempo, particularmente quando no caso dos prédios que se encontrem constituídos em propriedade horizontal (que corresponde à maioria deste loteamento), “o sentido de voto, para os efeitos do n.°3 do artigo 27.° do Regime Jurídico de Urbanização e da Edificação, deve ser definido em reunião do condomínio, considerando-se para tanto a ata da assembleia do condomínio que contenha deliberação relativa à alteração da operação de loteamento”. Igualmente inaceitável é que, face a um prazo tão curto, se imponha que a consulta presencial do processo, em vez de o disponibilizar na internet diretamente em formato digital aos interessados. O PS ajustou aquilo que a lei impunha que ajustasse, mas a má vontade contra a efetiva participação das pessoas continua evidente.


Atentado urbanístico contra doentes, habitantes e património


Apesar das inúmeras e fundamentadas chamadas de atenção, por parte do Somos Coimbra, para o grave erro em causa [3][4][5], a gestão PS-PCP pretende aprovar a construção de uma torre com 9 pisos junto ao Mosteiro de Celas [ver aqui], onde não existe qualquer edifício com esta volumetria, mais uma vez mostrando o seu desprezo pelo património local. Agrava muito a pressão sobre o sistema de circulação e estacionamento da Avenida Bissaya Barreto, piorando a já caótica situação dos moradores locais, dos utentes do IPO e dos CHUC e eliminando qualquer hipótese de ordenamento urbanístico e funcional aceitável de toda aquela zona.


Recorde-se, em termos sintéticos, que a gestão PS-PCP da CMC pretende aprovar as seguintes alterações aos parâmetros urbanísticos, relativos ao lote B da Quinta de Voimarães:

  • aumentar cinco vezes a área de implantação da construção, passando de 462m2 para 2288m2;

  • aumentar 3 pisos, passando de 6 para 9 pisos;

  • aumentar cinco vezes a área máxima de construção, passando de 1.386m2 para 7.096m2. (+5710 m2)

  • aumento do número de fogos passando de 6 para 45;

  • redução do número de lugares de estacionamento privado no lote, passando de 218 para 86 lugares.


De acordo com os dados da própria CMC, o total de área construída prevista no Plano Diretor Municipal (PDM) para todo o loteamento da Quinta de Voimarães é de 26.503 m2, limite já largamente ultrapassado pelos edifícios existentes, sendo que esta alteração eleva o total do loteamento de 49.835m2 para 55.545m2.


O Somos Coimbra não se revê nesta forma de fazer urbanismo em Coimbra, com tanto desprezo pelo interesse público, pelo que apela à participação de todos os proprietários e titulares de lotes, enquanto principais interessados e lesados, através do envio à CMC da sua oposição à alteração de loteamento. Para isso, importa que os gestores dos condomínios convoquem, a titulo de urgência, uma assembleia extraordinária para discussão e emissão de posição. Alertamos que só os proprietários e titulares dos lotes do loteamento da Quinta de Voimarães podem travar este erro urbanístico lesivo para a zona e para a cidade, pois ao abrigo do ponto 3 do art. n.º 27 do RJUE, “a alteração da licença de operação de loteamento não pode ser aprovada se ocorrer oposição escrita dos titulares da maioria da área dos lotes constantes do alvará”.




Movimento Somos Coimbra

4 de junho de 2021



Fotomontagem da torre com 9 pisos, representada à escala para se ver a sua altura, relativa ao claustro do Mosteiro de Celas. A torre fica a apenas cerca de 80 metros do claustro.





bottom of page